O que o Bahia precisa para garantir vaga direta na Copa Libertadores?
Em 7º na tabela, para ter vaga na Libertadores, o Bahia precisa vencer nas duas rodadas restantes e torcer por tropeços de adversários
Por Dinaldo dos Santos.
Com a aproximação das últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, o Bahia vive dias de expectativa. Já classificado para disputar a Copa Libertadores da América em 2026, o clube ainda busca um objetivo maior: garantir vaga direta na fase de grupos e evitar o desgaste da etapa preliminar, conhecida como pré-Libertadores.

Para isso, o time precisa terminar o Brasileirão entre os quatro primeiros colocados. Porém, neste ano, é possível até mesmo na quinta posição, já que o Flamengo, líder do Brasileirão, venceu a atual edição da Libertadores, abrindo caminho para que mais um postulante avance diretamente aos grupos.
Na prática, o caminho do Bahia, em 7º na tabela, com 57 pontos, envolve dois movimentos simultâneos: conquistar o maior número possível de pontos nas duas rodadas restantes e torcer por tropeços de adversários diretos na tabela: Mirassol (4º lugar com 63 pontos), Botafogo (5º colocado e 59 pontos), e Fluminense (6ª posição com 58 pontos).
O desempenho dentro de casa é considerado determinante, já que a pontuação necessária para alcançar o 5º lugar historicamente depende de um aproveitamento sólido como mandante. Sendo assim, uma das missões não parece, teoricamente, muito complicada: vencer o rebaixado, Sport, dentro de casa na penúltima rodada. Contudo, o último duelo é com o Flu no Rio.

Há ainda outro cenário que pode favorecer o Esquadrão. Existe a possibilidade de se abrir uma sexta vaga direta em caso de o campeão da Copa do Brasil ser também um clube que já esteja entre os times classificados à Libertadores pelo Brasileirão.
Isso ocorre porque o título da Copa do Brasil garante presença automática na fase de grupos. Se o campeão já tiver conquistado a vaga pelo desempenho na Série A, o benefício não se acumula — e é repassado ao campeonato nacional, ampliando o número de ingressos diretos ao torneio continental.
Na prática, neste ano, os times que almejam ingresso na Libertadores torcem para que Cruzeiro ou Fluminense, ainda na disputa da Copa do Brasil, seja o campeão da competição nacional.
Se o Bahia conseguirá transformar a boa campanha em um desfecho inédito, o Brasileirão dirá nos próximos dias. O que já é certo é que o clube chega ao fim da competição com chances reais de construir um dos capítulos mais expressivos de sua história recente.
LEIA MAIS: Vitória depende das próprias forças, mas tem 30,6% de chances de queda
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).