Bahia registra menor número de mortes violentas no mês de novembro
Mortes violentas no mês de novembro têm menor índice em 13 anos na Bahia
Por Da redação.
A Bahia registrou o menor número de mortes violentas no mês de novembro em 13 anos, segundo a Polícia Civil. Ao todo, foram contabilizados 273 casos em 2025, número 28% inferior ao registrado no mesmo período de 2024, quando houve 379 ocorrências de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) atribui a redução às megaoperações contra facções criminosas, principalmente no bloqueio de recursos financeiros, e ao reforço no patrulhamento ostensivo em diversas regiões do estado.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, afirmou que o resultado é fruto do trabalho integrado das forças policiais. Ele lembrou que a Bahia já havia registrado reduções de 6% em 2023 e de 8,2% em 2024.
Werner destacou ainda o aumento do efetivo: cerca de seis mil policiais e bombeiros foram contratados nos últimos dois anos, e outros 2 mil policiais militares devem ser incorporados na próxima sexta-feira (5). O Departamento de Polícia Técnica também teve o quadro ampliado, e um concurso com 750 vagas para delegados, escrivães e investigadores está previsto para 2026.
Operações contra o crime organizado reduzem mortes violentas em 42%

A intensificação nos últimos 30 dias do combate ao crime organizado resultou na redução de 42% das mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) na Bahia. A queda foi registrada pela Polícia Civil na primeira semana do mês de novembro.
O Policiamento Orientado pela Inteligência (POI) culminou também no bloqueio de R$ 6 bilhões provenientes dos tráficos de drogas e armas, entre outros crimes. Os valores foram localizados durante as Operações Primus e Freedom, com cumprimentos de mandados na Bahia, em São Paulo, no Rio de Janeiro e também no estado do Ceará.
LEIA MAIS: Jovens negros: 73% das vítimas de mortes violentas, diz Fiocruz
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).