Bahia registra menor número de mortes violentas no mês de novembro

Mortes violentas no mês de novembro têm menor índice em 13 anos na Bahia

Por Da redação.

A Bahia registrou o menor número de mortes violentas no mês de novembro em 13 anos, segundo a Polícia Civil. Ao todo, foram contabilizados 273 casos em 2025, número 28% inferior ao registrado no mesmo período de 2024, quando houve 379 ocorrências de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte.

Mortes violentas no mês de novembro na Bahia. Foto: Divulgação | SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) atribui a redução às megaoperações contra facções criminosas, principalmente no bloqueio de recursos financeiros, e ao reforço no patrulhamento ostensivo em diversas regiões do estado.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, afirmou que o resultado é fruto do trabalho integrado das forças policiais. Ele lembrou que a Bahia já havia registrado reduções de 6% em 2023 e de 8,2% em 2024.

Werner destacou ainda o aumento do efetivo: cerca de seis mil policiais e bombeiros foram contratados nos últimos dois anos, e outros 2 mil policiais militares devem ser incorporados na próxima sexta-feira (5). O Departamento de Polícia Técnica também teve o quadro ampliado, e um concurso com 750 vagas para delegados, escrivães e investigadores está previsto para 2026.

Operações contra o crime organizado reduzem mortes violentas em 42%

Foto: Divulgação SSP

A intensificação nos últimos 30 dias do combate ao crime organizado resultou na redução de 42% das mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) na Bahia. A queda foi registrada pela Polícia Civil na primeira semana do mês de novembro.

O Policiamento Orientado pela Inteligência (POI) culminou também no bloqueio de R$ 6 bilhões provenientes dos tráficos de drogas e armas, entre outros crimes. Os valores foram localizados durante as Operações Primus e Freedom, com cumprimentos de mandados na Bahia, em São Paulo, no Rio de Janeiro e também no estado do Ceará.

LEIA MAIS: Jovens negros: 73% das vítimas de mortes violentas, diz Fiocruz

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.