Recém-nascido morre de Covid-19 em hospital particular de Salvador; segundo bebê está infectado
Recém-nascido morre de Covid-19 em hospital particular de Salvador; segundo bebê está infectado
Um recém-nascido considerado "prematuro extremo" morreu nesta quarta-feira (6/5), vítima da Covid-19, em no Hospital Português (HP), situado na Barra, em Salvador. Um segundo bebê, também com resultado positivo para a doença, segue estável, de acordo com a assessoria de imprensa da unidade de saúde.
O HP reforçou que todos os 23 recém-nascidos internados, atualmente, na UTI neonatal, foram testados, dos quais 21 apresentaram resultados negativos para a doença provocada pelo novo coronavírus.
Por meio de nota à imprensa, o hospital informou ter adotado medidas para evitar o risco de contágio.
Confira abaixo:
1. O bebê que testou positivo está isolado dos demais em ambiente com pressão negativa. O HP é um dos poucos hospitais a disponibilizar esta alta tecnologia em sistemas de ventilação, que impede que o ar de dentro do quarto escape para fora, evitando a disseminação de doenças contagiosas por vias aéreas.
2. A Instituição está realizando testes para Covid-19 em 100% do público da UTI Neonatal: todos os recém-nascidos, todos os pais de pacientes recém-nascidos e todos os colaboradores.
3. Adoção de fluxos exclusivos de atendimento conforme protocolos clínicos rigorosos de assistência para cada caso. Assim, pacientes diagnosticados com Covid-19 utilizam elevador exclusivo, Ala de internamento específica (com isolamento e distanciamento dos demais pacientes), além de serem assistidos por equipe multidisciplinar especializada e treinada exclusivamente para o atendimento a Covid-19.
4. O HP disponibiliza Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para todos os colaboradores, sem exceção. Mesmo diante da dificuldade de aquisição desses itens no mercado, esta norma obrigatória vem sendo monitorizada e cumprida por todos. Vale ressaltar que o HP obedece com rigor os protocolos do Ministério da Saúde (MS) para a paramentação e desparamentação da equipe assistencial, durante o uso de EPI. Estes itens representam uma barreira de proteção adicional no contato com o paciente.
5. Para assegurar o cumprimento habitual de rigorosos protocolos clínicos alinhados com as diretrizes internacionais da saúde, as equipes estão intensificando os treinamentos e reciclagem, visando as melhores práticas.
6. Desse modo, o HP soma esforços com a sociedade e entidades da saúde contra a Covid-19, por meio da adoção de todas as ações de combate à transmissão no ambiente hospitalar, além das já descritas, buscando se manter preparado para preservar o padrão de excelência assistencial para pacientes e todos os envolvidos na linha de frente do cuidado.
EM TEMPO
Uma bebê de quatro meses, também diagnosticada com o novo coronavírus, morreu na madrugada do último domingo (3/4), no Hospital Português. Ela estava internada na UTI neonatal e supostamente teve o agravamento dos sintomas da Covid-19 por conta de uma doença congênita cardiopulmonar, que evoluiu para complicações respiratórias. A menina dependia do uso de ventilação mecânica.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.