Pacientes com coronavírus poderão ser tratados com sangue de pessoas já curadas; entenda
Pacientes com coronavírus poderão ser tratados com sangue de pessoas já curadas; entenda
Médicos de Nova York pretendem testar o sangue de pessoas já recuperadas da covid-19, em pacientes hospitalizados em estado gravíssimo por conta do novo coronavírus. Os doadores de plasma devem ter os mesmos tipos sanguíneos dos receptores.
Segundo estes profissionais, o sangue das pessoas que contraíram o vírus e já se recuperaram tem o plasma convalescente, que é muito rico em anticorpos. E por conta disso, o paciente irá conseguir neutralizar o vírus e interromper a infecção. A agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos autorizou a utilização do plasma, em caráter experimental, e em situações de emergência.
"É difícil saber, cientificamente, quão eficaz contra uma doença ele seria antes de testá-lo", informou o presidente e diretor de operações do Hospital Mount Sinai, Dr. David L. Reich.
A lista de voluntários possui pessoas que testaram positivo e que conseguiram se recuperar sem apresentar sintomas por 14 dias e que agora testam negativo para o vírus. Além disso, estes voluntários devem possuir altas quantidades de anticorpos, suficientes para lutar contra o vírus.
Até o momento, foram efetuados poucos testes e o número de pessoas aptas para doar ainda é baixo. Os aprovados serão encaminhados a um banco de sangue, onde o material recolhido passará por uma máquina de extração do plasma, hemácias e leucócitos do doador, equivalente a 20% dos anticorpos da pessoa recuperada. O processo dura entre 60 e 90 minutos e dele será colhido plasma suficiente para tratar até três pacientes.
O plasma será testado, ainda, para saber se não está contaminado com hepatite ou o HIV, por exemplo, ou se não contém proteínas que possam desencadear reações no receptor. Ao ser aprovado em todos os testes, ele poderá ser congelado ou utilizado imediatamente. Cada paciente receberá uma unidade, mais ou menos a quantidade de uma xícara, que será injetada como numa transfusão.
LEIA MAIS: Ministro Marco Aurélio pede parecer da PGR sobre pedido de afastamento de Bolsonaro
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.