Saúde

ONU exige libertação de crianças palestinas detidas por Israel; organização teme o contágio da Covid-19

ONU exige libertação de crianças palestinas detidas por Israel; organização teme o contágio da Covid-19

Por Da Redação

ONU exige libertação de crianças palestinas detidas por Israel; organização teme o contágio da Covid-19Pexels

A Organização das Nações Unidas (ONU) denunciou nesta segunda-feira (11/5) a detenção continuada de crianças palestinas feita por Israel. A ONU exigiu que os direitos destas crianças sejam protegidos por meio da libertação imediata, para evitar que elas sejam contagiadas pela covid-19.


"A melhor maneira de defender os direitos das crianças detidas no meio de uma pandemia perigosa é libertá-las", afirmaram, em comunicado conjunto, o coordenador humanitário da ONU para os territórios palestinos ocupados, Jamie McGoldrick, o chefe da Unidade de Direitos Humanos da ONU na região, James Heenan, e a representante especial do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para a Palestina, Geneviève Boutin.


Conforme informações da ONU, cerca de 194 crianças palestinas foram colocadas em prisões e centros de detenção israelitas no final de março. O que representa um número ainda maior do que o total médio mensal de crianças detidas em 2019". As Nações Unidas garantiram ainda que a maioria das crianças foi detida sem acusação por qualquer crime.


A organização enfatiza ainda para o risco contágio para o novo coronavírus que estas vítimas estão expostas, já que nos centros prisionais é mais difícil manter distância física e cumprir outras medidas preventivas. Além disso, os procedimentos legais estão suspensos em Israel. Quase todas as visitas às prisões foram canceladas e as crianças não têm acesso às suas famílias e advogados, segundo o comunicado.


Diante desse quadro de sofrimento psicológico e a falta de apoio jurídico, a que têm direito, as crianças se veem pressionadas a se declarar culpadas para serem libertadas mais rapidamente.


"Os direitos das crianças à proteção, segurança e bem-estar devem ser sempre respeitados, sobretudo em momentos como este", disse a ONU.


LEIA MAIS: Quadrilha especializada em roubo de veículos é desarticulada e seis acabam presos em Salvador


LEIA MAIS: Interdições na Boca do Rio, Plataforma e Avenida Joana Angélica começam nesta segunda-feira


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.