MP pede que comércio volte a fechar em Vitória da Conquista; casos de Covid-19 aumentaram 96% após abertura
MP pede que comércio volte a fechar em Vitória da Conquista; casos de Covid-19 aumentaram 96% após abertura
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) está pedindo que a Prefeitura de Vitória da Conquista, a 509 Km de Salvador, anule parte do decreto municipal que liberou a abertura do comércio. Segundo dados divulgados pelo MP, nesta segunda-feira (15/6), desde a volta do serviço, em 1º de junho, até a última quarta (10/6), houve um salto de 159 para 313 casos confirmados de Covid-19, um aumento de 96% em apenas nove dias.
O último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) mostra que a cidade já atingiu 360 pessoas infectadas, com cinco vítimas fatais. A promotora Guiomar Miranda Melo orienta que a Prefeitura determine novamente o fechamento do comércio considerado não essencial até que haja um cenário favorável à reabertura, com diminuição no número de casos.
O MP destacou, ainda, que o próprio protocolo para reabertura elaborado pela cidade prevê que as lojas voltem a fechar se o crescimento de novos casos confirmados for maior que 20%. Além disso, o índice de isolamento social da cidade é atualmente de 42,8%, segundo informações da (Sesab), quando o ideal para se adotar a flexibilização é o patamar de 70%.
LEIA MAIS: Prefeitura reabre shoppings de Feira de Santana, mas faz série de ressalvas
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.