G20 promete ?não poupar esforços? para facilitar o acesso às vacinas da Covid-19
G20 promete ?não poupar esforços? para facilitar o acesso às vacinas da Covid-19
Os líderes do G20 - grupo dos países mais ricos do mundo -, prometeram neste último domingo (22/11) “não poupar esforços” para garantir um acesso igualitário às vacinas contra a covid-19, segundo um rascunho da declaração final da cúpula, em tom consensual mas com poucas medidas concretas.
A resposta veio após pedidos de ajuda do presidente da África do Sul, a primeira-ministra da Noruega, os chefes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Comissão Europeia. Na carta enviada ao G20, entre os pedidos estavam: o da garantia de vacinas contra a Covid-19; exames de diagnósticos e equipamento de proteção para países mais pobres.
“Não pouparemos esforços para garantir seu fornecimento acessível e igualitário para todos”, diz parte do texto revelado pela Agência France Press.
A cúpula das 20 maiores economias do mundo é realizada neste ano por vídeoconferência sob a presidência da Arábia Saudita, país muito criticado pelas organizações de defesa dos direitos humanos.
A reunião de dois dias começou no último sábado (21/11) com vários encontros à distância, na presença do presidente dos Estados Unidos Donald Trump que, no entanto, foi embora pouco depois do início da reunião para jogar golfe.
LEIA MAIS: Receita Federal abre consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.