Jovem morre após receber alta médica em UPA de Salvador e família protesta; "ele poderia ter sido salvo"
Familiares e amigos do jovem estiveram na porta da UPA e pediram por justiça
Um jovem de 20 anos, identificado como Isaías Batista de Lima, morreu após ter sido atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro de Santo Inácio, em Salvador. O caso aconteceu no último domingo (7/5) e familiares e amigos da vítima estiveram na porta da unidade, onde gritaram palavras de ordem, na manhã desta segunda-feira (8).
Em entrevista exclusiva ao Aratu On, Felipe Pereira, amigo próximo de Isaías, contou que o jovem estava acompanhado de sua mãe, dona Marizet, quando chegou à UPA. “Ele estava com sintomas de gripe e tendo quedas de pressão, chegava a quase desmaiar. Chegamos a ficar uma hora esperando pela triagem. Quando passou todo esse tempo, cheguei com meu pai na unidade e cobrei que ele fosse atendido", ressaltou.
Ainda conforme o amigo da vítima, a UPA teria informado que Felipe estava com sinais vitais normais. Ele recebeu soro e um medicamento e em seguida foi liberado para retornar à sua casa. Porém, de acordo com a família, os desmaios continuavam e o jovem não apresentava sinais de melhora. "Ele parecia morto, não falava e ficava o tempo inteiro desmaiando", destacou Felipe.
https://twitter.com/i/status/1655632475102535680
A CHEGADA NO HOSPITAL
O rapaz nos contou ainda que, após receber alta da UPA, Isaías foi levado até o Hospital do Subúrbio, onde foi atendido e foi constatado que a sua glicemia estava alta, com 800mg/dL. Uma pessoa com o estado de saúde normal, mantém esse índice de glicose no sangue entre 70 e 100mg/dL. Isaías morreu no local.
“Ele poderia ter sido salvo, as equipes do Hospital do Subúrbio falaram pra gente que isso poderia ter sido evitado, se lá na UPA ele tivesse sido atendido direito”, afirmou. Na manhã desta segunda, familiares e amigos gritaram palavras de ordem e pediram que a responsabilidade pelos fatos seja assumida.
SECRETÁRIA DA SAÚDE
Por meio de nota, enviada ao Aratu On, a Secretária Municipal da Saúde (SMS), informou que o paciente de fato deu entrada na UPA e, após apresentar melhora clínica, foi liberado. “O prontuário do paciente é de sigilo médico, mas a SMS destaca que apura de perto, junto à prestadora de serviço da unidade de saúde, e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos junto aos órgãos competentes.”
Confira a nota na íntegra:
"A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador lamenta profundamente a morte de Isaías Batista de Lima e presta toda solidariedade aos familiares.
A pasta informa que o óbito não aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pirajá/ Santo Inácio, e sim em outra unidade hospitalar.
Vale esclarecer que as informações iniciais dão conta de que Isaías deu entrada na UPA no período da manhã e após relato do quadro e sintomas, descrito pelo próprio paciente, passou pela classificação de risco, foi acolhido pelo médico, fez exames, foi medicado e, com a boa evolução do quadro, foi liberado.
O prontuário do paciente é de sigilo médico, mas a SMS destaca que apura de perto junto a prestadora de serviço da unidade de saúde e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos junto aos órgãos competentes."
Confira a reportagem completa:
LEIA MAIS: Lágrimas de alegria podem ser diferentes das de tristeza; especialista explica o “fenômeno”
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!