Falta de Vitamina D pode agravar casos de pessoas com coronavírus, diz estudo
Falta de Vitamina D pode agravar casos de pessoas com coronavírus, diz estudo
Um estudo realizado em um hospital da Espanha mostrou que 80% dos pacientes com Covid-19 apresentavam deficiência da Vitamina D no organismo. As vítimas com baixos índices do hormônio possuem maior chance de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e tempo de internação nos hospitais.
Isso porque a vitamina D é fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico, diminui os riscos por infecções respiratórias e melhora a eficiência de trocas gasosas no pulmão, além de ser essencial para o fortalecimento ósseo, saúde do coração e controle da diabetes. Segundo o nutricionista da Clínica-escola da Universidade UNG, Cauê Araújo, alguns alimentos podem ajudar na absorção de vitamina D, além da exposição ao sol.
Confira abaixo:
Salmão
O salmão é o campeão quando se trata de fonte alimentar de vitamina D. Dentre as fontes proteicas, em 100 gramas de salmão selvagem temos aproximadamente cerca de 600 a 1000UI e esta grande variação é devido a procedência do produto.
Sardiha
A sardinha enlatada possui a quantidades com melhor custo/benefício. Aproximadamente 300UI em 100 gramas de alimento consumido.
Atum
O atum tem uma quantidade generosa de vitamina D em sua composição, com aproximadamente 230UI em aproximadamente 90 gramas.
Gema de Ovo
Sabe-se que o ovo tem inúmeras propriedades e sua gema é grande fonte de diversos nutrientes, contendo cerca de 20UI por unidade de gema consumidas.
Leite de vaca e Iogurtes
Os lácteos são fontes alimentares de cálcio que também é um mineral importantíssimo quando se trata de vitamina D. Cada litro de leite possui cerca de 40UI, já de iogurtes a cada 100ml, aproximadamente 90UI.
*UI é a Unidade Internacional, medida adotada para determinar, por exemplo, quanto de vitamina D contém cada alimento citado, ou quantas UI devemos ingerir por dia.
LEIA MAIS: Vanessa da Mata se apresenta no Summer Lounge Drive In Salvador em novembro; confira os valores
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.