Covid-19: estudo aponta que crianças têm carga viral superior a verificada em adultos na UTI; "não são poupadas"
Covid-19: estudo aponta que crianças têm carga viral superior a verificada em adultos na UTI; "não são poupadas"
Um estudo promovido pela Escola Médica Universidade de Harvard revelou que crianças possuem alta carga viral do novo coronavírus e podem ser mais contagiosas do que adultos, inclusive aqueles internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (20/8) pela revista Journal of Pediatrics, ou Jornal dos Pediatras em tradução literal.
Conforme a pesquisa, crianças, mesmo aquelas sem sintomas, podem ser o agente em potencial de disseminação do vírus. "Os mais jovens têm sido subestimados desde o início da pandemia. Ao contrário do que acreditávamos, com base nos dados epidemiológicos, as crianças não são poupadas desta pandemia", disse Alessio Fasano, diretor do Centro de Pesquisa de Biologia e Imunologia do Hospital Geral de Massachusetts e um dos autores do novo estudo.
Os cientistas alegam que houve um equívoco gerado por alguns de seus pares ao analisar a evolução epidemiológica da pandemia sob a perspectiva sintomática da doença. A maioria das crianças infectadas com o novo coronavírus tem sintomas muito leves e, por conta disso, elas foram amplamente negligenciadas como um grupo demográfico nos estágios iniciais da pandemia, conforme os pesquisadores.
"Fiquei surpreso com os altos índices do vírus que encontramos em crianças de todas as idades, especialmente nos dois primeiros dias da infecção", disse Lael Yonker, um dos diretores do hospital e principal autor do estudo. "Eu não esperava que a carga viral seria tão alta. Você pensa em um hospital e em todas as precauções tomadas para o tratamento de adultos em casos graves, mas as cargas virais desses pacientes hospitalizados são significativamente mais baixas do que as de uma 'criança saudável' que está circulando", completou.
A pesquisa analisou dados de 192 crianças, sendo 49 com teste positivo para o novo coronavírus e outras 18 que tiveram um início tardio da Covid-19. Quanto maior a carga viral, maior a capacidade de transmissão da doença.
LEIA MAIS:Comércio Eletrônico: lojas virtuais mantêm alta após flexibilização de atividades econômicas
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.