Anvisa autoriza mudança de condições para armazenamento de vacina da Pfizer
A Anvisa recebeu o pedido de alteração na última sexta-feira, 21 de maio e a análise foi realizada durante esta semana.
Nesta sexta-feira (28/5), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou novas condições de conservação e armazenamento para a vacina Comirnaty, produzida pela Pfizer/Wyeth.
O novo texto de bula permite que a vacina seja mantida em temperatura controlada entre 2 a 8 graus Celsius por até 31 dias. Antes, a vacina poderia ser mantida a esta temperatura por no máximo cinco dias.
"Para aprovar as novas condições, a equipe técnica da Anvisa avaliou os estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório desenvolvedor da vacina. Os estudos de estabilidade servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração", afirmou a Agência.
Em audiência pública da Comissão Externa da Câmara dos Deputados de Enfrentamento da Pandemia na semana passada, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou que a mudança é importante diante da dificuldade de cidades brasileiras disporem de estrutura para armazenar a vacina.
A Anvisa recebeu o pedido de alteração na última sexta-feira, 21 de maio e a análise foi realizada durante esta semana.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.