Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido em Ilhéus
O Palivizumabe é ofertado no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS)
Por Juana Castro.
Você já ouviu falar em Palivizumabe? Trata-se de um anticorpo usado para prevenir doenças respiratórias em bebês, especialmente no período mais frio do ano, e ele está sendo ofertado no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), em Ilhéus, no sul da Bahia.
Pelo protocolo da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), devem receber o medicamento crianças nascidas com idade gestacional de 29 a 32 semanas e 6 dias, com idade inferior a 1 ano (até 11 meses e 29 dias).
Enfermeira do Ambulatório do HMIJS, Iamara Fonseca explica que a aplicação do anticorpo reduz infecções entre lactentes e crianças menores de 2 anos de idade e reduz o risco e o número de internações hospitalares. Ele está disponível na assistência farmacêutica do estado, todo ano, de fevereiro a julho, período máximo em que garante, na Bahia, a aplicação de cinco doses do imunizante.
De acordo com a profissional de saúde, durante internamento nas UTIs do hospital é gerado um relatório médico e a prescrição do anticorpo para os prematuros. Os responsáveis devem fazer o encaminhamento ao ambulatório que, imediatamente, solicitará a validação da dose à Sesab, a quem cabe a liberação do imunizante.
“Por este motivo é fundamental a família manter um contato telefônico com a equipe do ambulatório, por que, em determinado momento após a alta médica, teremos que acioná-los para a aplicação da dose”, alerta a enfermeira.
Uma das mamães que levou a filha - a pequena Ana Júlia - até o abulatório foi a indígena Juliane de Souza, que reside em uma aldeia na região de Olivença, zona sul de Ilhéus. Além da pequena, que deve retornar para a segunda dose no dia 22 de maio, a Sesab informou que outros 29 pacientes ativos, todos nascidos prematuros, cardiopatas ou com doença pulmonar obstrutiva crônica, são beneficiados gratuitamente com este imunizante.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).