Saúde

Sem distribuição, cerca de 1,9 milhão de vacinas doadas pelos EUA foram destruídas no Brasil

Segundo o TCU, a falta de planejamento e cuidado levou ao vencimento e "descarte da quase totalidade dos imunizantes".

Por Lorena Dias

Sem distribuição, cerca de 1,9 milhão de vacinas doadas pelos EUA foram destruídas no Brasil
Cerca de 1,9 milhão de doses de vacina AstraZeneca contra a Covid-19 foram destruídas no Brasil no ano passado. O material, que havia sido doado pelos Estados Unidos, foi incinerado pelo Ministério da Saúde porque não foi distribuído aos estados brasileiros antes do fim do prazo de validade. A constatação foi feita em auditoria aprovada no último dia 1º pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Por conta do desperdício, o órgão está pedindo R$ 1 milhão em ressarcimento dos gastos. Segundo o TCU, a falta de planejamento e cuidado levou ao vencimento e "descarte da quase totalidade dos imunizantes" gerando despesas com "transporte, desembaraço aduaneiro, armazenagem e incineração, sem trazer benefícios à população.
Em 21 de novembro de 2021, o Brasil recebeu 2,18 milhões de doses doadas pelo governo americano por meio de uma cooperação internacional. O problema é que as vacinas chegaram no país a menos de 40 dias do prazo de vencimento, que era em 31 de dezembro. Dessas vacinas doadas, apenas 282 mil foram distribuídas às unidades de saúde.
LEIA MAIS: Confira esquema de vacinação contra a Covid-19 para esta terça-feira em Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.