Saúde

OMS não recomenda 4ª dose contra Covid-19 para população geral; saiba mais

A lista de grupos que devem tomar o segundo reforço inclui apenas idosos, imunossuprimidos, adultos com comorbidades, gestantes e profissionais da saúde.

Por Da Redação

OMS não recomenda 4ª dose contra Covid-19 para população geral; saiba mais arquivo / Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou as recomendações sobre o uso da vacina contra a Covid-19 e afirmou que, por enquanto, não há necessidade de aplicar a quarta dose na população geral. Segundo a entidade, a indicação para o segundo reforço refere-se apenas a grupos de risco, com alta exposição ao vírus.


Isso porque, conforme o documento, os "reforços heterólogos devem ser implementados com consideração cuidadosa do suprimento atual de vacinas", uma vez que muitos países ainda não atingiram a porcentagem recomendada (70%) de pessoas com o ciclo vacinal primário - duas doses. Além disso, os cientistas acreditam que há um risco baixo da população geral desenvolver um quadro grave da doença após receber a terceira dose.


A lista de grupos que devem tomar o segundo reforço inclui apenas idosos, imunossuprimidos, adultos com comorbidades, gestantes e profissionais da saúde. Neste caso, a quarta dose contra covid deve ser aplicada entre quatro e seis meses após o primeiro reforço para restaurar a eficácia do sistema imunológico.


"Uma vez autorizadas para uso, vacinas específicas para variantes podem ser consideradas. No entanto, os indivíduos de alto risco não devem atrasar o recebimento de uma dose de reforço em antecipação a estas", diz o documento. Até o momento, a única vacina bivalente, aprovada no Reino Unido, é de autoria da farmacêutica Moderna e prevê proteção ampliada contra o vírus original da covid-19 e a variante ômicron.


LEIA MAIS: Aplicação de 4ª dose da vacina contra a Covid-19 segue em Salvador para quem tem 18 anos ou mais


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.