Saúde

Caso de raiva bovina é registrado no interior da Bahia; animal não estava vacinado

A raiva bovina é uma doença infecciosa causada por um vírus da família Rabdovírus. É uma zoonose (transmitida entre humanos e animais) que já causou a morte de quase 50 mil animais em todo o Brasil. 

Por Da Redação

Caso de raiva bovina é registrado no interior da Bahia; animal não estava vacinadoCamila Souza/GovBa

Um caso de raiva bovina foi detectado no Assentamento da Paz, zona rural de Queimadas, Bahia, a 318 km de Salvador. Em contato com a TV Aratu/Aratu On, o Secretário do Meio Ambiente do município, Marcos Aquino, informou que os sintomas foram reportados no fim do mês de setembro, mas o resultado saiu nesta semana.


O secretário disse, também, que a visita de uma equipe especializada da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), junto com a Vigilância Sanitária do município, está programada para esta quinta-feira (28/10). Ele comentou sobre o caso, em vídeo. Veja abaixo:



À secretaria municipal, o dono do animal afirmou que o isolou desde o início dos sintomas, e que o mesmo não estava vacinado.


A vacina para raiva bovina é "altamente recomendada", mas não obrigatória, segundo explicou Marcelo Sampaio, médico veterinário e coordenador do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros da ADAB. "A raiva é endêmica. Ela existe em certa quantidade no nosso meio. O que se deve fazer é controlar e não deixar que aumente muito a quantidade de animais acometidos pela doença, e o primeiro passo é vacinar seu rebanho".


Confira a explicação do coordenador Marcelo Sampaio na íntegra:



RAIVA BOVINA


A raiva bovina é uma doença infecciosa causada por um vírus da família Rabdovírus. É uma zoonose (transmitida entre humanos e animais) que já causou a morte de quase 50 mil animais em todo o Brasil. 


Caracterizada por lesões do sistema nervoso central, pode provocar convulsões, tetania e paralisia respiratória; hidrofobia. Na maioria dos casos, é fatal.


Entre os sintomas estão a perda de apetite, inquietação e mudança de hábitos, andar cambaleante, salivação intensa e fezes secas e escuras. Além disso, alguns bovinos podem ficar agressivos.


*Matéria publicada no dia 28/10/21 e atualizada às 16h20 do dia 29/10/21.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.