OMS faz apelo para que países e fabricantes forneçam vacina contra a Covid-19 às localidades mais carentes
O apelo tem o objetivo de garantir que todos os países tenham acesso à vacinação.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez um apelo na manhã desta segunda-feira (24/5) para que os países doem vacinas ao programa Covax para imunizar 10% da população de todos os países até setembro e 30% até o fim do ano. O chefe da OMS argumenta que pandemia da Covid-19 está sendo perpetuada por uma "escandalosa desigualdade" na distribuição do imunizante.
O apelo tem o objetivo de garantir que todos os países tenham acesso à vacinação. O pedido foi feito durante a 74ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, assim como a solicitação aos fabricantes de vacinas, que dessem ao Covax o primeiro direito de recusa em novos lotes de vacinas, ou que comprometam 50% de seus volumes com o Covax este ano.
Esta Assembleia, que seguirá até o dia 1 de junho, é realizada virtualmente, enquanto a comunidade internacional tenta acelerar a vacinação em países pobres, para acabar com uma pandemia que continua causando grande devastação. "Estamos em guerra contra um vírus. Precisamos da lógica e da urgência de uma economia de guerra para aumentar a capacidade das nossas armas", afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, no início da reunião.
Vários relatórios de especialistas, encomendados pela OMS, apelam a amplas reformas do sistema de alerta e prevenção para evitar outro fiasco sanitário.
LEIA MAIS: Receita libera consulta a restituição do Imposto de Renda nesta segunda-feira
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.