Matéria-prima para fabricação de 5 milhões de doses da CoronaVac chega ao Brasil
Com atraso no recebimento da matéria-prima da China, Butantan vai completar a entrega das 46 milhões de doses, que estava prevista para o fim de abril, até 10 de maio.
O Instituto Butantan recebeu, na manhã desta segunda-feira (19/4), 3 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção da vacina Coronavac. O IFA é a matéria prima que será responsável pela fabricação de 5 milhões de doses do imunizante.
A aeronave, Boeing 777 da empresa aérea Turkish, decolou na sexta-feira (16/4), às 14h, e fez duas paradas, em Istambul (Turquia) e Dacar (Senegal), para abastecimento, antes de desembarcar em São Paulo.
De acordo com o Instituto Butantan, responsável pela produção das doses, o material chegou com duas semanas de atraso por causa de uma retenção no aeroporto asiático.
O presidente do Butantan, Dimas Covas, comunicou em coletiva de imprensa na última quarta-feira (14/4) que o atraso alterou a data da entrega de 46 milhões de doses da vacina ao Ministério da Saúde, que foi alterada para 10 de maio.
Momentos antes do avião pousar em Guarulhos, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) postou em suas redes sociais um vídeo do aeroporto comemorando a chegada do material.
“Estou aqui no Aeroporto Internacional de Guarulhos para receber mais uma carga de insumos da vacina do Butantan, a vacina do Brasil, a vacina da vida (...) São mais 5 milhões de brasileiros que serão vacinados com os insumos que estão chegando”, disse o gestor.
Bom dia, pessoal. Estamos em Guarulhos recebendo mais 3 mil litros de insumos para produzir 5 milhões de doses da vacina do Butantan. A vacina que mais tem salvado vidas no Brasil. #VacinaJá #VacinaPraTodos pic.twitter.com/nj2F2gbymw
— João Doria (@jdoriajr) April 19, 2021
LEIA MAIS: Auxílio emergencial é pago a beneficiários do Bolsa Família; confira calendário
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.