Saúde

Bahia tem 435 pessoas na fila por UTI e subsecretária de saúde faz alerta: "é um rolo compressor"

Na quarta-feira (17/3) a Bahia registrou o segundo maior número de óbitos por Covid-19 em 24h

Por Da Redação

Bahia tem 435 pessoas na fila por UTI e subsecretária de saúde faz alerta: "é um rolo compressor" divulgação/Sesab

A Bahia possui uma fila de 435 pessoas aguardando por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento contra a Covid-19. De acordo com a subsecretária estadual de Saúde, Tereza Paim, o momento da pandemia no estado é crítico. "É um rolo compressor, estamos enxugando gelo. Muita gente está procurando o serviço de saúde. Eles estão corretos, precisam buscar, quanto mais precocemente a gente conseguir cuidar dessas pessoas, melhor. Mas o número de leitos, por mais que estejamos abrindo mais leitos - já chegamos a mais de 3.200 leitos, entre UTI e clínicos, mais de 1.300 leitos de UTI, fora os 36 leitos de UTI pediátrica... tá difícil, o momento é muito crítico."


Paim ainda destacou que, atualmente, o tempo de espera de um paciente por um leito triplicou devido à grande quantidade de pessoas infectadas necessitando de uma transferência para UTI. “Na 1ª onda, eles esperavam mais ou menos 12 horas, no máximo 18 horas, e todos estavam acomodados nos leitos específicos. Hoje a gente ultrapassa 36 horas, 48 horas muitas vezes”.


O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) divulgado nesta quarta-feira (17), aponta que a Bahia registrou 4.749 novos casos confirmados da Covid-19 e 130 mortes em decorrência da doença. O número de óbitos é o segundo maior registrado em um período de 24h. O recorde negativo aconteceu em 26 de fevereiro deste ano, quando houve 137 vítimas fatais. 


No estado, dos 1.316 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS), exclusivos para coronavírus, 1.134 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de UTI de 86%.


LEIA MAIS: Após desabafar sobre infarto com pai, Yudi volta a chorar ao comentar caso da mãe; "não é brincadeira"


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.