Reino Unido aprova vacina AstraZeneca/Oxford contra Covid-19; país é o primeiro no mundo a conceder essa aprovação
Reino Unido aprova vacina AstraZeneca/Oxford contra Covid-19; país é o primeiro no mundo a conceder essa aprovação
O Reino Unido se tornou o primeiro país a aprovar a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca. A aprovação aconteceu nesta quarta feira (30/12). O governo do primeiro-ministro Boris Johnson, que já encomendou 100 milhões de doses da vacina, disse ter aceitado uma recomendação da Agência Regulatória de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) para conceder uma autorização de emergência.
A aprovação respalda uma vacina vista como essencial para imunizações em massa no mundo em desenvolvimento, assim como no Reino Unido, mas não elimina dúvidas sobre dados de testes que tornam improvável que ela seja aprovada tão rapidamente na União Europeia ou nos Estados Unidos.
"O NHS (Serviço Nacional de Saúde) poderá levar estas vacinas aos braços das pessoas na velocidade com que ela pode ser fabricada", disse o secretário da Saúde, Matt Hancock. "Agora eu, com esta aprovação nesta manhã, estou altamente confiante de que podemos vacinar pessoas vulneráveis suficientes até a primavera a ponto de podermos ver nosso caminho para fora desta pandemia agora", completou.
O Reino Unido também foi o primeiro país a alertar a OMS sobre uma variante do coronavírus, que segundo os cientistas é 70% mais contagiosa do que a que a surgiu em Wuhan e se proliferou pelo mundo. A aprovação dessa vacina é uma ação rápida para conter uma disparada de infecções impulsionada por essa variante.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.