Saúde

Governo autoriza volta das visitas nos presídios da Bahia, mas com protocolos e calendário

Governo autoriza volta das visitas nos presídios da Bahia, mas com protocolos e calendário

Por Da Redação

Governo autoriza volta das visitas nos presídios da Bahia, mas com protocolos e calendário  Camila Souza/GOVBA

Depois de seis meses suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus, as visitas presenciais nas unidades prisionais da Bahia serão retomadas a partir da próxima segunda-feira (19/10). O anúncio foi feito pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). O retorno foi permitido titular da pasta, Nestor Duarte, durante uma reunião do Comitê Interinstitucional.


“Desde o início da pandemia, temos trabalhado intensamente no reforço das barreiras sanitárias estabelecidas para o sistema penitenciário e o resultado desse esforço são os números extremamente positivos alcançados. E, nas últimas semanas, após criteriosa avaliação dos boletins epidemiológicos da Secretaria da Saúde do Estado [Sesab], vimos a possibilidade de implementarmos a 4ª Fase do Plano de Retomada das Visitas”, avalia o secretário.


As visitas acontecerão quinzenalmente, por meio de cronograma, no período das 8h às 12h. Só será permitido um visitante, com idade entre 18 e 59 anos, por pessoa privada de liberdade. Os visitantes deverão obedecer alguns protocolos, regras e medidas sanitárias específicas, para evitar uma propagação do novo coronavírus nos presídios como ser avaliado clinicamente, sendo feita aferição de temperatura e verificação de sintomas gripais.


Será mantido ainda, o distanciamento de 1,5 metro entre os visitantes e  servidores penitenciários, e tanto o familiar como o interno deverão utilizar a máscara de proteção, que será disponibilizado pela direção da unidade prisional.


Após a semana de visitação, de 19 a 23 de outubro, o sistema penitenciário será monitorado ao longo de 15 dias consecutivos. Caso não ocorra a disseminação da doença na unidade prisional, será estabelecido uma nova semana de visitação, de 09 a 13 de novembro.


A proibição das visitas foi determinada no dia 18 de março e foi alvo de protestos dos familiares dos presos


LEIA MAIS: Mortes de Emanuel e Emanuelle completam sete anos e processo contra Kátia Vargas está parado há quase 12 meses 


Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.