Estudo feito com 132 pessoas aponta que hidroxicloroquina não evita transmissão da Covid-19
Estudo feito com 132 pessoas aponta que hidroxicloroquina não evita transmissão da Covid-19
Um estudo publicado na última quarta-feira (30/9) na revista científica Journal of the American Medical Association (JAMA) indicou que a hidroxicloroquina não é capaz de impedir a disseminação pelo novo coronavírus.
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após uma pesquisa randomizada, duplo-cega (quando nem o médico nem os voluntários sabem qual medicamento está sendo administrada) e com grupo de controle (quando alguns participantes recebem o tratamento com placebos e não com a droga a ser estudada) em dois hospitais com 132 profissionais da área de saúde.
Os que tomaram a medicação receberam uma pílula de 600 miligramas diariamente por oito semanas. De acordo com os pesquisadores, não houve uma diferença forte na taxa de infecção dos grupos de placebo ou do que recebeu a hidroxicloroquina, enquanto efeitos adversos eram mais comuns para os voluntários que estavam tomando a medicação. No final do estudo, oito pacientes haviam contraído a Covid-19, mas foram curados em julho.
Embora a medicação não tenha causado maiores prejuízos para a saúde dos voluntários, o estudo mostra, mais uma vez, que o uso dela pode não alterar as probabilidades e riscos de alguém contrair ou não o vírus.
LEIA MAIS: Israel tem novo recorde de infecções diárias pela Covid-19, com quase 9 mil casos em 24 horas
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.