Primeiro caso de reinfecção da Covid-19 no mundo é confirmado, dizem cientistas
Primeiro caso de reinfecção da Covid-19 no mundo é confirmado, dizem cientistas
Um homem que não teve a identidade revelada, de 33 anos, é o primeiro caso de reinfecção comprovada de Covid-19 no mundo. O anúncio foi feito por pesquisadores de Hong Kong nesta segunda-feira (24/8), mas especialistas enfatizam que é cedo para tirar conclusões sobre o resto da pandemia.
De acordo com o Portal Uol, o rapaz apresentou teste positivo pela primeira vez em 26 de março após apresentar sintomas. Logo depois foi curado e, ao realizar o teste, o diagnóstico deu negativo duas vezes. Mas em 15 de agosto, ele testou positivo novamente, porém sem apresentar sintomas e só foi descoberto por meio de um teste de rastreamento no aeroporto de Hong Kong, quando voltava da Espanha pelo Reino Unido.
"Este caso mostra que uma reinfecção pode ocorrer apenas alguns meses após a cura de uma primeira infecção", disse em um comunicado o Departamento de Microbiologia da Universidade de Hong Kong (HKU). Segundo os pesquisadores, uma análise genética mostrou que essas duas infecções sucessivas no mesmo paciente foram causadas por duas cepas diferentes do vírus SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19.
"Como a imunidade pode não durar muito após uma infecção, a vacinação deve ser considerada até mesmo para pessoas que já foram infectadas", alertaram. A pesquisa foi, segundo eles, aceita nesta segunda-feira pela revista médica americana Clinical Infectious Diseases e aguarda publicação.
O Dr. Jeffrey Barrett, do Instituto Wellcome Sanger, alertou para possíveis conclusões precipitadas."É difícil tirar conclusões firmes de um único caso. Considerando o número de infecções em todo o mundo, ver um caso de reinfecção não é tão surpreendente", comentou.
LEIA MAIS: Público sai de carro para curtir show drive-in da Negra Cor em Salvador; assista
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.