Com ações na Bahia, PF investiga fraudes em contratações de dispensa de licitação ao combate da Covid-19
Com ações na Bahia, PF investiga fraudes em contratações de dispensa de licitação ao combate da Covid-19
A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Estroinas, na manhã desta quinta-feira (20/8), que investiga fraudes em nove contratações de dispensa de licitação ao combate da Covid-19 feitos pela prefeitura de Carmópolis, em Sergipe. O valor envolvido chega a R$ 2,3 milhões.
A ação dos 83 policiais e seis servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) cumprem 32 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Deste total, 15 em Carmópolis (SE), 9 em Aracaju (SE), dois em Nossa Senhora do Socorro (SE), dois em Pernambuco, dois em Alagoas e dois na Bahia.
A investigação apontou que o montante (R$ 2,3 milhões) destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi gasto para a contratação direta de nove empresas e identificou-se a existência de fortes de indícios de empresas quesão “fantasmas”. Além disso, sócios de algumas delas seriam “laranjas”; escolhas das empresas contratadas de forma arbitrárias; cotações dos preços dos bens, insumos e serviços contratados pela prefeitura foram fraudulentas; e superfaturamento dos bens, insumos e serviços contratados.
Os suspeitos envolvidos no crime podem responder por suposta prática dos crimes de dispensa indevida de licitação, corrupção passiva e corrupção ativa.
LEIA MAIS: 'Ato falho': Bolsonaro levanta anão achando que era criança durante passagem por Aracaju; assista
LEIA MAIS: Termina nesta quinta-feira prazo para inscrição na lista de espera do Prouni
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.