Saúde

Troca de corpos gera tumulto em hospital e exumação na Bahia; PM precisou ser chamada

Troca de corpos gera tumulto em hospital e exumação na Bahia; PM precisou ser chamada

Por Da Redação

Troca de corpos gera tumulto em hospital e exumação na Bahia; PM precisou ser chamada leitor / Aratu On

Mais um drama relacionado à troca de corpos das vítimas do coronavírus envolveu duas famílias na Bahia. A última situação aconteceu, neste domingo (2/8), no Hospital Clériston Andrade, que fica em Feira de Santana, a 109 km de Salvador. Além da confusão, gerada com a alteração no momento da entrega aos familiares, o problema se agravou porque uma das pessoas já tinha sido sepultada antes que o erro fosse descoberto.


O caso precisou de intervenção policial e foi atendido por uma guarnição da 66ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Feira de Santana). No comando da guarnição, o sargento Cotias constatou a ocorrência, ao chegar à unidade de saúde. “Havia um pequeno desentendimento entre duas famílias por conta da troca de corpos. A primeira família foi ao hospital pela manhã, pegou o corpo e fez o sepultamento", relatou o PM. 


"A segunda [família] foi na parte da tarde e o hospital ia fazer o mesmo procedimento, mas um dos membros insistiu para ver o corpo”. Segundo o sargento, se não fosse a atitude e insistência desse familiar da mulher de prenome Maria Luísa, a situação não teria sido descoberta. Ao fazer o reconhecimento do corpo, foi verificada a existência da troca, e a outra família procurada para desfazer o erro.


“Imediatamente, após conversar com as partes, a melhor solução foi retirar o corpo e assim foi constatado que o corpo retirado não pertencia à primeira família que fez o enterro e, sim, à família de Maria Luísa”, relatou o sargento Cotias. Ainda de acordo com o policial, o procedimento de regularização das trocas dos corpos foi feito junto com as funerárias e a direção do hospital.


Em nota, o Hospital Clériston Andrade lamentou o ocorrido e informou que vai apurar o caso e ouvir todos os envolvidos. "A direção da unidade esclarece que os corpos estavam bem identificados, sendo a única coincidência o primeiro nome: “Maria”. O filho de uma das vítimas fez o reconhecimento e a funerária a remoção do corpo, protocolo estabelecido justamente para controlar este tipo de situação", informou. 


"Uma outra medida adotada pelo hospital para evitar troca de corpos de vítimas de Covid-19 foi o desenvolvimento de um saco com uma parte transparente para mostrar o rosto da pessoa (ver imagens abaixo).  Uma funcionária do hospital, que também é costureira, já  confeccionou cerca de 80 sacos específicos para pacientes com Covid", destacou ainda a unidade de saúde no comunicado. 


OUTROS CASOS:


Duas situações semelhantes aconteceram em Salvador em duas unidades distintas. No Hospital Espanhol,  drama foi vivido pela família da doméstica Arlete Santos dos Reis, de 44 anos. Ela morreu, vítima da Covid-19, no último dia 1º de junho e, devido a uma trocao, seu corpo demorou a ser localizado. No Hospital da Mulher, também na capital baiana, o corpo da idosa Railda Conceição, de 76 amos, foi entregue à família errada e enterrado em outro município. Ela tratava um câncer no reto e no útero e foi a óbito, depois de complicações pós-cirúrgica.


LEIA MAIS: Ministério Público da Bahia abre inquérito para apurar troca de corpos no Hospital Espanhol


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.