Saúde

Morre o primeiro cão diagnosticado com Covid-19 nos EUA; outros 22 animais testaram positivo

Morre o primeiro cão diagnosticado com Covid-19 nos EUA; outros 22 animais testaram positivo

Por Da Redação

Morre o primeiro cão diagnosticado com Covid-19 nos EUA; outros 22 animais testaram positivoilustrativa/divulgação/pexels

A revista National Geographic informou nesta semana que o primeiro cachorro a testar positivo para o coronavírus morreu. O cão, da raça pastor alemão, tinha sete anos e sofreu com sintomas comuns nos pacientes humanos da Covid-19. Ainda segundo a revista, doze cachorros e dez gatos tiveram resultado positivo para coronavírus nos Estados Unidos.


De acordo com o site Uol, Buddy, como era chamado, ficou doente em abril, na mesma época em que seu dono Robert Mahoney estava se recuperando da doença. O animal parecia ter o nariz entupido e dificuldades para respirar e sua situação apenas piorou com o passar das semanas e meses. Mahoney e sua esposa Allison acabaram sacrificando o cão em 11 de julho, depois que ele começou a vomitar coágulos de sangue e urinar sangue.


O casal disse à National Geographic que teve dificuldades de confirmar a suspeita de que Buddy havia sido infectado com o vírus, já que clínicas estavam fechados por conta da pandemia. Outros não acreditavam que animais pudessem contrair o vírus. Uma clínica em Nova York conseguiu confirmar o resultado positivo do cachorro e descobriu ainda que o filhote de 10 meses da família, que nunca chegou a adoecer, tinha anticorpos.


Os veterinários mais tarde verificaram também que Buddy provavelmente sofria de linfoma, o que levanta o questionamento sobre se, assim como humanos, animais com doenças preexistentes podem ser mais suscetíveis a formas graves da Covid-19. Nem autoridades de saúde pública nem veterinários, no entanto, puderem oferecer muitas informações aos donos, já que não há dados suficientes sobre o vírus em animais.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que animais de estimação provavelmente não transmitem o vírus a humanos. Porém, Shelley Rankin, uma veterinária da Universidade da Pennsylvania, acredita que mais estudos são necessários. "Se estamos dizendo ao mundo que a prevalência é baixa, temos que olhar para números altos" de animais, afirmou.


LEIA MAIS: Cada pessoa infectada com Covid-19 transmitiu doença para outras 3 no Brasil, diz pesquisa


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.