Covid-19: saiba quem são os profissionais que desenvolvem a vacina
Covid-19: saiba quem são os profissionais que desenvolvem a vacina
A expectativa é grande para a chegada da vacina contra a Covid-19 no Brasil. Muitos se queixam da demora, mas poucos sabem sobre as etapas de criação e desenvolvimento da solução que nos deixará imune à doença. Demanda tempo e muita pesquisa.
A produção de vacina se inicia com as pesquisas, produção de artigos sobre o tema, testes em laboratórios e testes clínicos. São diversos profissionais da área de saúde que atuam em prol da cura para as doenças. Algumas áreas estão mais voltadas para o desenvolvimento de medicamentos, enquanto outras podem estar mais focadas no campo da pesquisa.
Confira os profissionais dedicados ao desenvolvimento de vacinas:
Farmacêutico
Profissionais formados no curso de Farmácia são indispensáveis no processo para a produção e utilização de medicamentos. O farmacêutico é responsável por combinar substância que ajudem na recuperação da saúde dos indivíduos, além de observar como a droga reage no organismo testado.
O farmacêutico também pode participar de equipes que desenvolvem vacinas, contribuindo com os seus conhecimentos e suas habilidades. Além disso, pode atuar com a fiscalização, verificação e autorização da produção farmacológica nas indústrias.
Biomédico
O biomédico é um profissional de extrema importância ao longo de todo o processo de pesquisa por novas vacinas. Os profissionais, em conjunto com a equipe que fazem parte, realizam um extenso estudo sobre a doença, suas causas, produção de anticorpos até se chegar à criação de uma vacina para o tratamento e a prevenção da patologia.
Formados no curso de Biomedicina, esses profissionais podem se especializar em diversas áreas, incluindo a imunologia, responsável pelo estudo do mecanismo de proteção do organismo contra doenças infecciosas causadas por microrganismos, biologia molecular, anatomia e fisiologia.
Médico Imunologista
Médicos imunologistas estudam o sistema imunológico e os seus diferentes aspectos. Para ser imunologista, profissional que atua na área, é necessário concluir a graduação em Medicina ou o curso de Biomedicina e, depois, se especializar em imunologia.
Nessa área, é possível se dedicar ao desenvolvimento de vacinas como forma de fortalecer o sistema para combater as doenças. Algumas das especializações em imunologia são: Imunoterapia, Imunologia clínica e Imunogenética.
Engenheiro químico
O engenheiro químico pode atuar no desenvolvimento de vacinas e de medicamentos. No primeiro caso, está apto para integrar as equipes multidisciplinares que buscam a cura para doenças. O profissional graduado na Engenharia Química também está apto para trabalhar com a produção de remédios, sendo responsável, principalmente, pelo processo industrial do produto. O profissional também está envolvido no desenvolvimento e/ou fiscalização de qualidade industrial de inúmeros produtos, como alimentos, remédios, cosméticos, têxtil e vários outros.
LEIA MAIS: Faculdade baiana marca volta às aulas para terça-feira, mas é impedida pela Justiça
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.