MEC lança protocolo para retorno às aulas em universidades e instituições federais
MEC lança protocolo para retorno às aulas em universidades e instituições federais
O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quarta-fera (1/6), um protocolo de biossegurança para retorno das aulas nas 69 universidades federais e 41 institutos federais do país. A pasta não divulgou uma data específica para a volta do ano letivo e gráficos do próprio site de monitoramento do governo mostram que a maioria das unidades segue com aulas suspensas - inclusive todas as que estão em solo baiano.
Segundo a Agência Brasil, o protocolo orienta que as equipes trabalhem em escala, com funcionários do grupo de risco fazendo atividades remotas, e o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre uma pessoa e outra, além da aferição de temperatura de todos que entrarem nos prédios e nas salas. O uso constante de máscara e álcool em gel também constam no documento.
“O protocolo não é uma regra engessada, é uma diretriz para as instituições fazerem o retorno às aulas. Tem medidas protetivas individuais e coletivas, [para] salas de aula, laboratórios, transportes coletivos, atividades laborais, entre outros”, disse o secretário de Ensino Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, em entrevista coletiva.
Ainda de acordo com o governo, o documento foi elaborado por uma equipe do ministério composta por médicos, biólogos e sanitaristas, seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar de ser direcionado às instituições federais, o protocolo poderá servir de guia também para instituições de ensino municipais e estaduais.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.