Número de mortes e surgimentos de novos casos de Covid-19 se estabilizam na Espanha
Número de mortes e surgimentos de novos casos de Covid-19 se estabilizam na Espanha
Pelo terceiro dia consecutivo a Espanha registrou menos de 200 mortes causadas pelo novo coronavírus. O Ministério da Saúde registrou 185 novas vítimas fatais nas últimas 24 horas. Este é o menor índice verificado desde o dia 18 de março. Ao todo, 25.428 pessoas morreram no país por conta da Covid-19.
Os números apontam a baixa da epidemia na Espanha, que atingiu o pico entre o fim de março e começo de abril, quando as mortes diárias chegaram a 950. As medidas de isolamento social no país foram afrouxadas e a práticas esportivas em horários determinados e retomada gradual de setores da economia foram liberadas desde o final de semana.
"Os números são favoráveis. Tudo indica que estamos em uma posição muito boa para o processo de transição que vamos realizar nos próximos dias", disse o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências em Saúde, Fernando Simón, em entrevista coletiva.
Mas o número recorde de pessoas que reivindicam benefícios da previdência social no último mês de abril revelou para a economia o custo de controlar uma epidemia. O governo de coalizão do primeiro-ministro Pedro Sánchez deve buscar aprovação parlamentar na quarta-feira (6/5), para outra extensão do estado de emergência, o que lhe dá amplos poderes para impor o fim do confinamento.
Cerca de 5,2 milhões de habitantes, dependentes total ou parcialmente dos benefícios de desemprego em abril, receberam 4,5 bilhões de euros em benefícios pagos. O valor representa os maiores gastos da história em auxílios-desemprego na Espanha.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.