Saúde

Coronavírus pode voltar todos os anos como a gripe, afirmam cientistas chineses

Coronavírus pode voltar todos os anos como a gripe, afirmam cientistas chineses

Por Da Redação

 Coronavírus pode voltar todos os anos como a gripe, afirmam cientistas chinesesilustrativa/divulgação/pexels

O novo coronavírus (Covid-19), pode voltar todos os anos como a gripe. Cientistas chineses afirmam que o vírus não sera erradicado e que é improvavél que ele desapareça como o seu "primo" SARS, há 17 anos, já que infecta algumas pessoas sem causar sintomas óbvios, como febre. Um grupo de médicos virologistas afirmou na última segunda-feira (27/4), a repórteres em Pequim, que o grupo chamado assintomáticos dificulta conter a transmissão, pois essas pessoas podem espalhar o vírus sem serem detectadas. Com o vírus SARS, os infectados ficavam gravemente doentes e quando os pacientes ficavam de quarentena, o vírus deixava de se propagar. No caso da atual pandemia, a China ainda encontra dezenas de casos assintomáticos todos os dias, apesar de ter controlado a epidemia.


"É muito provável que se trate de uma epidemia que coexista com seres humanos por um longo tempo, se torne sazonal e se mantenha nos corpos humanos", disse Jin Qi, que dirige o Instituto de Biologia de Patógenos do principal instituto de pesquisa médica da China. Pesquisadores e governos do mundo todo estão chegando ao consenso de que é improvável a eliminação do vírus, apesar da medidas de isolamento. 


Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, disse, no mês passado, que a Covid-19 pode se tornar uma doença sazonal. Ele citou como evidência os casos em países do hemisfério sul, que se aproximam do inverno. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diz que a propagação do vírus diminuirá com o aumento das temperaturas no verão do hemisfério norte, mas especialistas chineses disseram na segunda-feira que não encontraram evidências disso.


"O vírus é sensível ao calor, mas quando é exposto a 56 graus Celsius por 30 minutos, e a temperatura nunca vai subir tanto. Portanto, globalmente, mesmo durante o verão, a chance de queda significativa dos casos é pequena", disse Wang Guiqiang, chefe do departamento de doenças infecciosas do Peking University First Hospital.


LEIA MAIS: Governo federal não sabe número de testes feitos nem quantos kits de Covid-19 há no país


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.