Saúde

Ilhéus e Itabuna podem sofrer 'lockdown' e pessoas serem proibidas de andar nas ruas, avisa Rui Costa

Ilhéus e Itabuna podem sofrer 'lockdown' e pessoas serem proibidas de andar nas ruas, avisa Rui Costa

Por Da Redação

Ilhéus e Itabuna podem sofrer 'lockdown' e pessoas serem proibidas de andar nas ruas, avisa Rui Costadivulgação/Secom Gov-BA

Com o aumento exponencial de casos de coronavírus nas cidades de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia, o governador do estado afirmou nesta sexta-feira (24/4) que poderá exigir um "lockdown" em ambos os locais, que é o que acontece quando nenhuma pessoa pode sair às ruas em um município, por exemplo. Rui Costa também falou de novas medidas para a capital baiana, incluindo a instalação de câmaras que medem a temperatura no metrô.


O petista afirmou que pretende editar um decreto estadual proibindo a circulação total de pessoas nas ruas de Ilhéus e Itabuna, caso o aumento do número de casos continue intenso até domingo (26/4). “Se isso não for feito, haverá dezenas de mortes em Ilhéus e Itabuna. Não há condição de manter essa taxa de 20% e até 30% de crescimento de casos em um dia”, alertou, durante o programa Papo Correria, transmitido nas redes sociais do governador.


LEIA MAIS: Bahia registra mais duas vítimas fatais da Covid-19; número oficial de casos se aproxima dos 2 mil


Em Salvador, o governo irá instalar câmeras para medição de temperatura nas estações do metrô. Com isso, as pessoas que forem consideradas febris, ou seja, com temperatura maior que 37º, não poderão embarcar. Os equipamentos, que conseguem analisar vários cidadãos ao mesmo tempo e já foram adquiridos, têm início de funcionamento previsto para a próxima semana.


Outra novidade apresentada é a implantação de túneis de desinfecção, projetados e desenvolvidos pelo Senai Cimatec, em mais unidades de saúde. O equipamento faz uma limpeza completa nos profissionais de saúde após o plantão e já está sendo utilizado no Hospital de Espanhol, além de um outro instalado no Hospital Couto Maia. Segundo o governador, os três próximos equipamentos serão instalados no Hospital Costa do Cacau, Hospital de Base em Itabuna e Santa Casa, também de Itabuna.


LEIA MAIS: Câmara de desinfecção é instalada no Instituto Couto Maia para reforçar proteção dos profissionais de saúde


"DELAÇÃO PREMIADA"


Rui Costa aproveitou a transmissão ao vivo para comentar as declarações do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, dizendo que elas configuram, praticamente, uma delação premiada. “Saiu afirmando que o Presidente da República quer botar na superintendência da Polícia Federal pessoas para quem ele possa ligar e obter informações sobre investigações que estão em andamento e interferir. Isso é gravíssimo. É uma confissão de que o presidente pretende cometer crime de responsabilidade”, disse.


LEIA MAIS: Sérgio Moro anuncia sua saída do Ministério da Justiça: "não tinha como aceitar essa situação"


LEIA MAIS: Parlamentares, ministro do STF e entidades criticam saída de Moro; veja repercussão


O petista também alfinetou Jair Bolsonaro. “Num momento em que governadores e prefeitos, que estão focados em salvar vidas humanas, têm que gastar parte do tempo para responder milicianos digitais, espero que as autoridades competentes tomem providência com relação a isso. Parece que o foco do presidente não é pensar na vida humana, é pensar nas investigações que estão sendo feitas com amigos ou parentes, empresários que estão financiando ataques à democracia", destacou.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.