Diante da pandemia do coronavírus, saiba quais as recomendações e cuidados para pessoas com asma
Diante da pandemia do coronavírus, saiba quais as recomendações e cuidados para pessoas com asma
Já se sabe que, diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), existem grupos de risco que podem desenvolver um quadro mais grave da infecção. Entre eles, estão os pacientes com asma, que se caracteriza como uma doença respiratória crônica.
Para estes pacientes, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) chama a atenção para os cuidados e recomendações, se infectados ou não pelo coronavírus. Confira:
USO DE CORTICOIDES INALATÓRIOS E ORAIS
A ASBAI recomenda manter o uso, para controle da inflamação broncopulmonar, redução de sintomas e seus quadros mais graves. Segundo a instituição, esses medicamentos não devem ser abandonados, e devem ser usados de forma regular, independente da circulação do coronavírus.
No caso de piora do quadro, o uso de corticoides orais deve ser mantido na menor dose necessária prescrita pelo médico. A ausência de controle da inflamação na asma pode gerar situações graves e morte por asfixia em um subgrupo de pacientes.
ESPIROMETRIA E INFECÇÃO RESPIRATÓRIA
A instituição indica a realização do exame apenas se for essencial para o diagnóstico ou condução do paciente. Isso porque, os espirômetros portam filtros que devem ser trocados para cada paciente, após a realização do exame. Um estudo observou correlação entre viroses respiratórias de pacientes que foram submetidos ao exame e ao filtro do espirômetro, sugerindo que esse pode ser um possível meio de contaminação.
NEBULIZADORES
O uso deve ser feito com restrição, já que reservatórios de nebulizadores são potenciais fontes de contaminação. Pacientes com asma deverão utilizar seus dispositivos inalatórios, em aerossol dosimetrado ou inalador de pó, de forma individual, sem compartilhamento. Quando possível, o uso de nebulizadores em serviços de urgência deve ser evitado.
IMUNOBIOLÓGICOS
Pacientes em uso devem manter o tratamento, e uma possível interrupção deve ser avaliada pelo médico. Pacientes em uso de biológicos apresentam asma grave e devem ser monitorados cuidadosamente, além de tomar todas as medidas de contágio.
LEIA MAIS: Fake News sobre paciente com coronavírus assusta cidade com 60 mil habitantes na Bahia
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.