Sesab investiga casos de coronavírus em 19 cidades; dois foram confirmados em Feira
Sesab investiga casos de coronavírus em 19 cidades; dois foram confirmados em Feira
De janeiro até as 17h desta segunda-feira (9/3), a Bahia registrou 145 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Desses, 61 aguardam análise laboratorial, além dos dois casos confirmados. Há suspeitas em 19 cidade.
Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), os municípios notificantes foram Araci, Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Madre de Deus, Pojuca, Porto Seguro, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Tucano, Vera Cruz e Vitória da Conquista.
LEIA MAIS: Itália ficará fechada em quarentena para conter avanço do coronavírus, diz primeiro-ministro
LEIA MAIS: Quase 30 morrem após acreditarem em fake news sobre o coronavírus; entenda
Atualmente, 37 países são monitorados pelo Ministério da Saúde por apresentarem transmissão ativa do coronavírus. Com isso, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, além de ter passado por um dos países com infecção ativa.
É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.
LEIA MAIS: Coronavírus: EUA recomenda que idosos estoquem alimentos e remédios para não sairem de casa
Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.