Com a chegada dos festejos juninos, é hora de preparar o guarda-roupa para uma das épocas mais esperadas do ano. Este período de celebrações tradicionais oferece não apenas comidas típicas, barracas do beijo e muita música, mas também a oportunidade de tirar a poeira da camisa quadriculada e exibir o look num bom arraiá.
Por falar em arraiá, não faltam opções para curtir o São João de forma gratuita, sem se preocupar em gastar muito, de ponta a ponta da Bahia. Mas e o look? Quando pensamos em manter a essência da festa junina na vestimenta, há um código que vai muito além da sempre lembrada camisa xadrez.
Com propostas para sair do óbvio mantendo as tradições, o Aratu On montou um guarda-roupa com tendências e dicas para quem vai aproveitar as festas juninas, com base em entrevistas com a consultora de moda e estilo Mariana Carrera e a personal stylist Karol Macedo.
Com as orientações das especialistas, o look de São João, marcado pelo uso de peças de roupas que refletem a cultura local, como xadrez, couro e botas, pode ir além da “blusa amarrada e cabelo solto de prancha”.
Confira algumas tendências:
ESTILO COUNTRY
Segundo as entrevistas, nos últimos dois anos, as peças do gênero musical americano do country têm conquistado mais espaço no universo da moda. Impulsionado pela cultura pop, esse estilo tem repercutido após o lançamento do novo álbum da cantora americana Beyoncé, “Cowboy Carter”, em março deste ano.
Esse estilo vem se adaptando e dominando os guarda-roupas, a ponto de as consultoras Karol Macedo e Mariana Carrera apostarem nele como o que mais deve se destacar no São João.
Mesmo antes do “Cowboy Carter”, no álbum “Renaissance”, Beyoncé já aparece montada em um cavalo, ostentando um chapéu de cowboy metalizado e botas do estilo “western”, famosa bota de cowboy, para compor a proposta country.
PEÇAS COM RETALHOS
As peças com retalhos sempre foram destaque entre os amantes do São João, especialmente entre as crianças que usavam recortes de bandeirolas pregados em jeans.
Conhecida como “patchwork”, técnica que une tecidos de variados formatos, esta prática clássica vem ganhando novos contornos na moda e pode ser uma aposta interessante para deixar os looks mais ousados, únicos e com a cara do São João.
Outra manualidade associada aos retalhos que está surgindo nessas festas é o “fuxico” feito com tecidos como jeans e chita.
JEANS
O jeans nunca sai de moda e tem opções em diversos formatos, cores e lavagens. Para as consultoras ouvidas pelo Aratu On, o jeans é uma ótima opção para fugir do xadrez.
Se você é amante do jeans, apostar em jardineiras, conjuntos de calça e jaqueta, saias e coletes são ótimas alternativas para entrar no hype e aderir à tendência do all jeans, quando o look é inteiro com peças feitas com jeans.
As tonalidades podem variar para trazer equilíbrio à composição, mas uma coisa é certa no São João: boa parte dos looks de festa junina são acompanhados por, ao menos, uma peça jeans.
ACESSÓRIOS
Para a stylist Mariana Carrera, a tendência é de acessórios mais ousados e em maior escala. Por ser uma aposta que vem se fortalecendo, acredita-se que no período junino não será diferente. “Tenho visto peças maiores, mix de colares e de anéis”, afirma.
Ela também indica o uso de cintos de forma exagerada. Às vezes, usa-se até mais de um cinto ao mesmo tempo. O ideal, no entanto, é não usá-los apenas para ajustar a roupa, como de costume. Dessa vez, em diferentes formatos e tamanhos, eles se tornam um toque extra no look.
FITAS E LAÇOS
Assim como os retalhos, as fitas conhecidas por enfeitar as marias-chiquinhas continuam sendo uma das principais características do São João. Esse estilo se tornou um símbolo na internet, batizado de “coquete”, que representa mulheres que performam feminilidade, tendo os laços de fita como seu símbolo de maior referência.
Essa tendência rapidamente se aliou à tradição junina. Muitas pessoas já começaram a divulgar nas redes sociais suas customizações para peças juninas, usando e abusando de muitos lacinhos.
CROCHÊ
Para quem quer manter os looks estilosos e divertidos, ainda com o gostinho de São João, a personal stylist Karol Macedo sugere peças com itens feitos à mão, como crochê e aplicações de rendas, que podem ser feitas, inclusive, em roupas que a pessoa já possui.
Karol acredita que peças com formatos de flores, seja na trama, em aplicações e até em acessórios como enfeites de cabelo e colares, remetem ainda mais à afetividade do período junino.
DICAS
Além das tendências, o Aratu On reuniu uma coleção de dicas de combinações e peças-chave, tanto femininas quanto masculinas, para compor o guarda-roupa durante o período mais esperado do ano.
CORES
Pensando em cores, Mariana Carrera diz que, além do cinza, que viveu um “boom” este ano, o São João deve contar com muito marrom e vermelho – e suas versões terrosas mais escuras, como marsala e borgonha. “Vejo isso em peças de vestuário e também em cosméticos, como esmaltes e batons”, afirma.
COURO
O couro é uma aposta atemporal durante o São João, principalmente associado ao clima frio que chega com essa época. Sendo assim, das calças às saias e jaquetas, não faltam alternativas para usar uma peça de couro durante os festejos.
XADREZ
Como tradição, a estampa xadrez marca a chegada dos festejos juninos. Para sair da versão convencional das camisas xadrez, deixando o look ainda mais estiloso e atual, o Aratu On separou algumas dicas de amarrações e cortes para dar um toque diferente às clássicas camisas.
Confira as amarrações que vão ajudar dar outra cara a peça clássica:
Assimétrica
‘Tomara que caia’
Com laço
Gola Alta
Vídeo armarrações camisa xadrex | Foto: redes sociais @flaamorais
OUTRAS OPÇÕES
Na moda masculina, a camisa xadrez é um dos itens principais durante São João. A peça continua sendo usada da forma tradicional, mas o que tem mudado e se tornado tendência é o corte mais reto das camisas, na altura da cintura, semelhante aos croppeds.
CAMADAS
Segundo Mariana Carrera, o São João é o momento ideal para usar camadas, seja como terceira peça, segunda pele ou outras combinações. A consultora destaca que as saias continuam sendo uma escolha popular em todas as festas juninas.
Carrera observa que as minissaias estão cada vez mais em evidência. Durante o São João, especialmente em temperaturas mais baixas, uma excelente opção é combiná-las com um item que está se tornando cada vez mais popular: a meia-calça.
LENÇOS E BANDANAS
Lenços e bandanas são acessórios versáteis na composição de um look. Amarrados no pescoço, nos cabelos ou presos em alguma parte da roupa, o que faz a diferença e torna o acessório interessante é a criatividade.
NOS PÉS
As botas e os coturnos são peças clássicas do período junino. As opções são incontáveis: altas, baixas, com brilho, de couro, coloridas e até customizadas. Nos últimos anos, o modelo “western” tem ganhado força.
Dica extra: Durante os festejos, é bom optar por calçados confortáveis, como botas de cano curto ou sandálias rasteiras, que são ideais para dançar quadrilha e curtir as festas sem preocupações.
SÃO JOÃO COMBINA COM FESTA
Do que adianta trazer tantas opções de looks para o São João e não falar do melhor da época junina: as festas e arraiás?
Neste ano, a programação que percorre toda a Bahia promete continuar fazendo o que faz de melhor, ano após ano: muita festa. E será com grandes nomes da música, como Ana Castelo, Maiara e Maraisa, João Gomes, Luan Santana e Wesley Safadão.
Salvador
Com o tema “O Maior São João do Mundo”, a capital baiana celebra mais de 12 dias de festa, começando na última quinta-feira (13/6) e indo até o dia 2 de julho. A programação inclui grandes nomes da música como Simone Mendes, Mari Fernandez e Xandd Avião. Confira:
Entre a véspera (23/6) e o São João, no dia 24, o clima na capital promete ser de sol com algumas nuvens, com temperatura máxima de 27 °C e mínima de 24 °C, sem indicativos de chuva. Conhecida por seu clima imprevisível, na hora de montar o look, é ideal optar por peças versáteis que se adaptem tanto ao frio quanto ao calor, como o uso de camadas.
Por via das dúvidas, é o momento para lembrar da famosa recomendação materna: “Lembra de levar o casaco”.
Serrinha
Localizada a pouco mais de duas horas da capital, Serrinha não fica atrás quando o assunto é São João. No palco, nomes como Matheus e Kauan, Lucy Alves e Edson Gomes. Confira:
Entre a véspera e o dia oficial dos festejos, o clima até o momento promete ser nublado, com temperaturas máximas de 27 °C e sem previsão de chuva. Como o dia não promete ser quente nem frio, a dica é optar por roupas leves e peças únicas, como vestidos e macacões estilo jardineiras.
LEIA MAIS: Capital do licor, Cachoeira tem São João marcado pela tradição centenária da produção da bebida
Este projeto tem o patrocínio do Governo da Bahia, Bem Brasil e Esportes da Sorte.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).