Política

"Estamos formando uma intelectualidade negra que possui uma perspectiva de transformação da sociedade", diz Kleber Rosa

O psolista salientou que as ações afirmativas interferiram também na cultura escolar, do ponto de vista de abrir horizontes, de abrir perspectivas

Por Da Redação

"Estamos formando uma intelectualidade negra que possui uma perspectiva de transformação da sociedade", diz Kleber RosaDivulgação

Em audiência pública, que ocorreu na manhã desta terça- feira (31/05), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), realizada por meio do mandato do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), o pré-candidato ao Governo da Bahia pelo PSOL, o professor Kleber Rosa, que durante a militância no movimento estudantil participou ativamente ao lado de entidades do movimento negro na luta em defesa da implementação da política de ações afirmativas na UFBA, destacou que é extremamente importante a sociedade baiana comemorar os 10 anos da política de cotas na Universidade Federal da Bahia (UFBA) para reforçar o papel que as cotas raciais têm cumprido destinadas à inclusão educacional da população negra. 


O psolista salientou que as ações afirmativas interferiram também na cultura escolar, do ponto de vista de abrir horizontes, de abrir perspectivas. " A universidade sempre foi um espaço negado à população negra e a política de cotas mudou essa perspectiva para o nosso povo de uma forma geral", comemorou o ativista do movimento negro, Kleber Rosa.


Segundo o cientista social e postulante ao Palácio de Ondina, as cotas ajudam a formar uma  "intelectualidade negra" e frisou a importância da juventude negra estar na universidade " discutindo ciência, inserida no ambiente acadêmico produzindo saber científico em uma perspectiva transformadora da sociedade, com o objetivo também de promover justiça social". 


Entretanto, Kleber Rosa pontuou que ainda existe muita oposição às cotas nas universidades públicas encabeçada por segmentos  reacionários da sociedade, a exemplo do partido do ex-prefeito da capital baiana e atual pré-candidato ao Governo do Estado, ACM Neto, que liderou à época um  movimento de oposição contra a implementação das ações afirmativas.


O  psolista  ressaltou que, apesar da disputa com o setores conservadores,  as cotas não foram extintas nas universidade, mas, por outro lado, não ocorreu uma ampliação das ações afirmativas para outros setores.  "Ainda é muito tímida a política de cotas, por exemplo, em concursos públicos de uma forma geral, concursos voltados  ao corpo docente, ao Mestrado, ao Doutorado. Tudo isso ainda é muito tímido. E, na minha avaliação, essa não ampliação se dá por conta da oposição que é feita contra o sistema de cotas por esses setores conservadores, e o  bolsonarismo que tenta, na verdade, fazer um processo de regressão", protestou.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos! 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.