Política

Jerônimo diz que ACM Neto faz ‘críticas infundadas’ sobre segurança: ‘Não vou gastar energia’; assista

O petista admitiu que há locais que demandam maior atenção das forças policiais, mas defendeu que os indicadores de violência vêm diminuindo na capital

Por Matheus Caldas

Jerônimo diz que ACM Neto faz ‘críticas infundadas’ sobre segurança: ‘Não vou gastar energia’; assistaMateus Pereira/GOVBA
https://www.youtube.com/watch?v=RMhUKgyFhcs&ab_channel=TVAratu
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), acusou o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), de tentar desestabilizar o ambiente do estado ao fazer “críticas infundadas” à segurança pública, sobretudo após os casos registrados na última semana, no Alto das Pombas, no Calabar e no Engenho Velho de Brotas, bairros da capital baiana.
“Eu não vou gastar energias com críticas infundadas. Quando a oposição é responsável, faz a crítica para melhorar a proposta. Ele está discutindo a qualidade dos profissionais. Fazendo crítica ao comando da PM. O coronel da PM já tem o perfil e o currículo conhecidos”, atacou, em entrevista à TV Aratu, nesta segunda-feira (11/9).
O petista admitiu que há locais que demandam maior atenção das forças policiais, mas defendeu que os indicadores de violência vêm diminuindo na capital. “Os crimes violentos caíram 4,5%. Estamos falando de quase que eliminação a assalto a ônibus, a bancos. Nossos números melhoraram em relação aos anos anteriores”, ponderou.
Mesmo com a celebração de Jerônimo em relação à redução dos números, a Bahia segue com alguns dos piores índices de violência do país. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, entre as cidades acima de 100 mil habitantes, o estado emplacou 11 municípios entre os 20 com maior número de mortes intencionais.
Ainda segundo Painel de Monitoramento do SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade), do Ministério da Saúde, a Bahia foi o estado do Brasil que mais registrou assassinatos nos últimos oito anos. Os números, inclusive, são 40% maiores que o segundo colocado, o Rio de Janeiro. Ao todo, foram 49,5 mil homicídios entre 2015 e 2022 em solo baiano.
Apesar da defesa, Jerônimo garantiu esforço do governo do estado para coibir o crime organizado e as facções criminosas. “Haveremos de melhorar. Essa batalha contra as facções, vamos enfrentar e trabalhar diuturnamente”, prometeu.
ACM NETO X SEGURANÇA PÚBLICA
Nas redes sociais, o ex-prefeito soteropolitano vem intensificando as críticas contra os casos de violência registrados em Salvador. "Na Bahia governada por Jerônimo Rodrigues, o que parece cena de filme, infelizmente, é a realidade do dia a dia. Sem comando, o que podemos esperar?", afirmou Neto, em um vídeo publicado na última quarta-feira (6/9), data em que foram registradas trocas de tiros no Engenho Velho da Federação.
Também no mesmo dia, o ex-chefe do Palácio Thomé de Souza compartilhou entrevista concedida à TV Band, na qual classificou a situação da segurança pública no estado como "pouca-vergonha". Ele fez críticas diretas ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, e disse que a PM no estado dispõe de pouco investimento em inteligência, tecnologia, remuneração e material humano.
(VEJA ABAIXO).



Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.