Para evitar atropelamentos, vereador de Salvador propõe que faixas de pedestres sejam iluminadas à noite
De acordo com a proposta do edil, a iluminação dinâmica colabora para que a resposta visomotora do motorista aumente e que atropelamentos nesses locais sejam evitados
Divulgação
Preocupado com a segurança de pessoas que caminham nas ruas de Salvador durante a noite, o vereador Ricardo Almeida (PSC) protocolou um projeto de indicação que pede estudo de viabilidade por parte da Transalvador para que as faixas de pedestres sejam iluminadas com sistema de Inteligência Artificial (IA).
De acordo com a proposta, a iluminação dinâmica colabora para que a resposta visomotora do motorista aumente e que atropelamentos nesses locais sejam evitados. "Esse sistema, conhecido como SecurOS Soffit, já vem sendo utilizado em alguns países, bem como algumas cidades do Brasil, como Fortaleza e São Paulo, que têm reduzido consideravelmente acidentes", disse Ricardo.
Explicando como funcionaria o sistema, o vereador salientou que a Inteligência Artificial seria acionada após detectar a presença humana na faixa de pedestres. "Quando os pedestres começarem a se movimentar, a iluminação dinâmica seria ativada, com feixes de luz sobre quem caminha, até o fim da travessia. O sistema ainda pode iluminar de forma independente pedestres que transitam em sentidos opostos na faixa”, completou.
Entre janeiro e fevereiro deste ano, duas pessoas morreram e 29 ficaram feridas após atropelamentos na capital baiana. O número é menor que o registrado no mesmo período do ano passado. De acordo com a Transalvador, no mesmo período do ano passado, três pessoas morreram e 43 ficaram feridas. Ao fim de 2022, o órgão registrou 39 pessoas mortas e 446 que tiveram ferimentos causados por atropelamentos.
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De acordo com a proposta, a iluminação dinâmica colabora para que a resposta visomotora do motorista aumente e que atropelamentos nesses locais sejam evitados. "Esse sistema, conhecido como SecurOS Soffit, já vem sendo utilizado em alguns países, bem como algumas cidades do Brasil, como Fortaleza e São Paulo, que têm reduzido consideravelmente acidentes", disse Ricardo.
Explicando como funcionaria o sistema, o vereador salientou que a Inteligência Artificial seria acionada após detectar a presença humana na faixa de pedestres. "Quando os pedestres começarem a se movimentar, a iluminação dinâmica seria ativada, com feixes de luz sobre quem caminha, até o fim da travessia. O sistema ainda pode iluminar de forma independente pedestres que transitam em sentidos opostos na faixa”, completou.
Entre janeiro e fevereiro deste ano, duas pessoas morreram e 29 ficaram feridas após atropelamentos na capital baiana. O número é menor que o registrado no mesmo período do ano passado. De acordo com a Transalvador, no mesmo período do ano passado, três pessoas morreram e 43 ficaram feridas. Ao fim de 2022, o órgão registrou 39 pessoas mortas e 446 que tiveram ferimentos causados por atropelamentos.
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