Sem aumento! Reajuste na tarifa de ônibus em Salvador não será feito nesta quarta
O prefeito Bruno Reis está em Brasília na tentativa de que o Governo Federal viabilize um subsídio ao sistema de transporte público da capital baiana
A prefeitura de Salvador não irá fazer um reajuste na tarifa de ônibus nesta quarta-feira (1/6), como havia sendo especulado, conforme fontes do Palácio Thomé de Souza informaram ao Aratu On.
O prefeito Bruno Reis está em Brasília na tentativa de que o Governo Federal viabilize um subsídio ao sistema de transporte público da capital baiana. O subsídio impediria um aumento na passagem para R$ 4,90 nos próximos dias.
Ainda segundo apuração do Aratu On, se as negociações que ocorrem em Brasília frustrarem, o anúncio do aumento na tarifa será feito no final dessa semana.
TENTATIVA
Bruno Reis enviou um projeto à Câmara de Vereadores para viabilizar um subsídio temporário ao sistema de transporte público, com intuito de evitar o aumento da tarifa do ônibus na capital. O texto foi protocolado na noite da última terça-feira (17/5) no Legislativo municipal.
Segundo a matéria enviada pelo chefe do Palácio Thomé de Souza, o subsídio só poderá durar até 31 de dezembro e, segundo a Prefeitura, "se dará mediante compensação financeira enquanto perdurarem os impactos decorrentes da diferença entre a remuneração tarifária das concessionárias e a arrecadação total e global do serviço de transporte público urbano".
No projeto, não há o detalhamento da porcentagem do auxílio. Contudo, o texto estabelece que o cálculo para definir o subsídio se dará a partir dos dados das respectivas remunerações internas de cada concessionária e da arrecadação total e global do serviço de transporte público.
O envio do projeto acontece num contexto de crise no sistema. Desde o início da sua gestão, Bruno Reis tem alertado que o principal "calcanhar de Aquiles" de Salvador é a mobilidade. O gestor afirmou que, caso não haja socorro do governo federal, a passagem será reajustada em junho para R$ 4,90.
Leia mais aqui: Para segurar aumento de tarifa dos ônibus até dezembro, Bruno envia envia projeto à Câmara de Salvador