Política

Bolsonaro oficializa reforma ministerial e Ciro Nogueira é nomeado ministro chefe da Casa Civil

Nogueira também já foi denunciado por suposta tentativa de atrapalhar a Lava Jato e é alvo de inquérito sobre suposto recebimento de propina nas eleições presidenciais de 2014.

Por Da Redação

Bolsonaro oficializa reforma ministerial e Ciro Nogueira é nomeado ministro chefe da Casa Civil Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) oficializou sua mais recente reforma ministerial e a edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (28/7) traz a nomeação do senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) como ministro-chefe da Casa Civil. O novo ministro ocupa a vaga do general Luiz Eduardo Ramos, que agora será o ministro da Secretária-geral da Presidência, no lugar de Onyx Lorenzoni, que vai para o Ministério do Trabalho e Previdência.


Vale lembrar que o novo ministro da Casa Civil responde a cinco processos na Justiça, duas denúncias criminais e três inquéritos que apuram suspeitas de suborno e distribuição de propinas. Em fevereiro de 2020, ele foi acusado pela Procuradoria Geral da República (PGR) de receber propina da Odebrecht em troca de favorecimento no Congresso à Braskem, empresa petroquímica controlada pelo grupo.


Nogueira também já foi denunciado por suposta tentativa de atrapalhar a Lava Jato e é alvo de inquérito sobre suposto recebimento de propina nas eleições presidenciais de 2014. Ele era aliado do PT e durante a corrida presidencial de 2018 se queixou da ausência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições, chegando a dizer que estaria com o petista "até o fim" e chamou Bolsonaro de "fascista".


A medida provisória também altera a lei 13.844 de 2019 para criar a nova pasta, que vai tratar da política salarial, previdência, geração de emprego e renda e fiscalização do trabalho, entre outros. Os Conselhos da Previdência, do Trabalho, do FGTS e do Fundo de Amparo ao Trabalhador fazem parte da estrutura do Ministério, assim como a Secretaria Especial de Cultura e Conselho Nacional de Turismo e do Cinema.


O Ministério do Trabalho terá o maior orçamento da Esplanada. Ao todo, serão mais de R$ 700 bilhões.


LEIA MAIS: Médico suspeito de matar colega de profissão no interior da Bahia tem prisão preventiva decretada; vítima foi encontrada presa em âncora


​​​​​​​Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.