Deputado quer campanha de conscientização sobre doença em animais domésticos
A campanha vai disponibilizar informações sobre a existência de tratamentos a serem prescritos por veterinário.
O deputado David Rios (PSDB), preocupado com a situação de animais abandonados, quer instituir na Bahia a Campanha de Conscientização sobre a Sarna Demodécica. Um dos objetivos da campanha, conforme explicitado no projeto de lei apresentado por ele na Assembleia Legislativa, é mostrar que não existe risco de transmissão da doença de cães e gatos para humanos.
Esses animais naturalmente possuem o ácaro Demodex, em pequena quantidade, vivendo em sua pele sem causar prejuízos. O que causa a doença é a proliferação descontrolada, que ocorre em razão de predisposição genética, quando os filhotes adquirem o ácaro da cadela na amamentação.
“Muitos animais com sarna demodécica deixam de ser adotados por causa da má aparência que a doença causa à pele, inclusive com o surgimento de feridas”, explicou o deputado na justificativa da proposição. “Além deste fator”, acrescentou ele, “há o temor de contágio para pessoas e outros animais, sendo que essa transmissão não ocorre”.
Para David Rios, é igualmente importante informar sobre as formas de tratamento, “pois os tutores precisam saber que a condição dermatológica pode ser estabilizada”.
Segundo o parlamentar tucano, a campanha fará publicidade sobre a intransmissibilidade da doença para humanos e outros animais, além de divulgar os sintomas mais comuns da sarna demodécica a, como vermelhidão pelo corpo, falhas de pelo, descamação e inchaço da pele, para que os tutores possam buscar atendimento veterinário o quanto antes.
Além disso, a campanha vai disponibilizar informações sobre a existência de tratamentos a serem prescritos por veterinário, como administração de comprimidos ou injeções e tratamentos tópicos, como banhos com shampoos medicamentosos.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.