Vereador retira nome de Paulo Freire de escola em Salvador
Vereador retira nome de Paulo Freire de escola em Salvador
O vereador Alexandre Aleluia (DEM) conseguiu retirar o nome do educador Paulo Freire de uma escola de Salvador, com a aprovação do Projeto de Lei nº 242/19. A unidade de ensino fica localizada na Travessa Rio Branco, no Arraial do Retiro.
Em suas redes sociais, Aleluia argumentou. “Salvador não tinha nenhuma escola com o nome de José Bonifácio, mas existia uma Escola Municipal Educador Paulo Freire. Hoje, o meu Projeto de Lei nº 242/19 foi aprovado. Sai o “energúmeno” e entra a Escola Municipal José Bonifácio”.
Salvador não tinha nenhuma escola com o nome de José Bonifácio mas existia uma Escola Paulo Freire. Hoje o PL 242/19 foi aprovado. Sai “energúmeno” e entra Escola José Bonifácio. pic.twitter.com/lX3ZI6hPNt
— Alexandre Aleluia (@AlexAleluia) December 17, 2019
— Alexandre Aleluia (@AlexAleluia) December 17, 2019
QUEM SÃO
Paulo Freire é natural de Recife e faleceu em 199. Considerado patrono da Educação Brasileira, o nordestino é referência na área de pedagogia, já foi agraciado com cerca de 48 títulos, entre doutorados honoris causa e outras honrarias de universidades e organizações brasileiras e do exterior. Sua obra mais citada é Pedagogia do oprimido.
O nome defendido por Aleluia para a unidade escolar é o de José Bonifácio, cientista e político brasileiro, tido como um dos mais influentes para o processo da independência do Brasil. Nascido em São Paulo, foi maçom e fundou o Apostolado, uma organização secreta, com o objetivo de promover a independência do Brasil, a partir do governo. Foi um dos principais conselheiros de Dom Pedro.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.