O projeto 'Oxalaive', série de 14 programas sobre poética e cultura negra, começa nessa sexta-feira (15/1), e segue em edições semanais até 9 de abril, sempre das 16h às 18h. Os encontros virtuais gratuitos vão reunir poetas do Brasil (Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), Moçambique, Angola e Guiné-Bissau, com transmissão simultânea nos canais do YouTube e Facebook do Coletivo Blackitude Vozes Negras da Bahia com retransmissão simultânea no canal da Balada Literária.

A Oxalaive vai alternar entrevistas individuais com os autores/perfomers e saraus coletivos, com participação aberta ao público, mediante inscrição. Os poetas convidados são os baianos Juraci Tavares, Jocélia Fonseca, Landê Onawale, Jacquinha Nogueira e Guellwaar Adún; Luz Ribeiro (SP), Renato Negrão (BH) e Rainha do Verso (RJ), além de Ras Tandas (Moçambique), Ernesto Dabo (Guiné-Bissau) e Elizângela Rita (Angola), que conversam com Nelson Maca sobre suas produções poéticas. 

Maca também apresenta os três saraus, sendo o primeiro na abertura do projeto, na sexta, e nos dias 26/03 e 09/04. Em todas as sessões, participam uma equipe formada pelos poetas Anajara Tavares, Lúcia Santos, Luiza Gonçalves, Jairo Pinto e Vera Lopes. Dez pessoas (cinco homens e cinco mulheres) podem se inscrever para declamar em cada edição do sarau.
  
A Oxalaive tem apoio financeiro do estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO

Sarau 1: Abertura (15/1)

Ernesto Dabo - Guiné-Bissau - BA (22/1)

Luz Ribeiro - SP (29/1)

Ras Tandas - Moçambique (5/2)

Jocélia Fonseca - BA (12/2)

Renato Negrão - BH (19/2)

Elisângela Rita - (Angola)  (26/2)

Sarau 2 (26/2)

Landê Onawale - BA (5/3)

Rainha do Verso - RJ (12/3)                        

Guellwaar Adún - BA (19/3)

Jacquinha Nogueira - BA (26/3)

Juraci Tavares (BA) (2/4)

Sarau de Encerramento (9/4)

LEIA MAIS: Coronavac tem eficácia geral de 50,4% em novo estudo feito pelo Butantan

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.