"Não sou cavalo paraguaio. Mais uma vez, mostrei quem é o puro-sangue"... 

A frase acima foi proferida pelo ex-atacante Romário. Na época (2005), o 'baixinho' celebrava o fato, de aos 39 anos, ter sido o artilheiro da Série A do Campeonato Brasileiro. Guardadas as devidas proporções, a expressão pode ser usada pelo meia Rodriguinho. No último sábado (20/2), de contestado, o jogador, de 31 anos, virou o 'salvador da pátria' tricolor. 

Rodriguinho deixou para brilhar no jogo mais importante do ano. Com três gols e atuação 'nota 10', o meia foi decisivo na goleada por 4 a 0 sobre o Fortaleza, no Castelão, neste último sábado (20/2). Resultado que 'garantiu' o Tricolor de Aço na Série A. Mas nem tudo foram flores em seu primeiro ano com o manto azul, vermelho e branco.

Contratado em fevereiro de 2020, o Bahia então se reforçava com um meia de bom histórico no cenário nacional, potencial de finalização e também de construção de jogadas. Porém, o tempo passou e o principal reforço da temporada não conseguia responder à altura do que se esperava. Nessa reta final de Série A, virou reserva e figura sumida. 

LEIA MAIS: Preterido no Bahia e alvo de Paulo Carneiro, Vina se torna o jogador com maior salário do NE; "fez jus"

Até que no 'apagar das luzes', Rodriguinho deslanchou. Na saída de campo, o jogador comemorou os três gols e, principalmente, o resultado que trouxe alívio para o Bahia. O meia foi a sete gols na Série A, só a dois de Gilberto, artilheiro do time.

"Primeira vez na carreira que fiz três gols em uma partida. Muito feliz por contribuir com esse triunfo tão importante, já que passamos o Fortaleza e seriam três pontos importantes para ir para o último jogo em condição melhora, escapar dessa zona incomoda e permanecer na Série A. Triunfo importante para respirar e focar no nosso trabalho", disse na saída de campo.

AFAGOS

Em coletiva de imprensa realizada logo após a partida, o treinador Dado Cavalcanti foi só elogios ao comandado. Metaforicamente, classificou o jogador foi “o arco e a flecha” do time contra o Leão do Pici.

“Dispensa comentários o jogo que Rodriguinho fez hoje [sábado]. Além do jogo, vale a pena salientar a entrega dele nas últimas semanas de trabalho. Hoje [sábado] ,mais uma vez, foi decisivo, elo de criação entre defesa e ataque. Foi responsável por levar equipe à frente. Além de arco, foi flecha. Fez gols, pisou na área. Importantíssima a participação dele nesses dois últimos jogos que fizemos”, exaltou o treinador.

O Bahia anunciou a contratação do meia Rodriguinho, ex-Cruzeiro, em fevereiro de 2020. O acordo - até dezembro de 2021-, foi firmado após a rescisão do jogador com o clube mineiro. Na época, a imprensa mineira revelou que os direitos econômicos do atleta foram divididos na negociação. O tricolor baiano teria ficado com 40%, já a Raposa permaneceu com 20%. Os outros 40% não foram divulgados. 

Para contratar o meia de 31 anos, o Bahia superou a concorrência de clubes do exterior. Prevaleceu a vontade de Rodriguinho de permanecer no Brasil, por causa do nascimento de seu filho.

De acordo com informações do jornalista Jorge Nicola, da ESPN, Rodriguinho assinou um vínculo de dois anos com o Bahia, com salário que gira em torno de R$ 300 mil. Esse valor e o tempo de contrato poderiam aumentar se algumas metas forem alcançadas pelo jogador com a camisa tricolor.

Agora, o meia volta às atenções atenções para a estreia na Copa do Nordeste 2021- que terá transmissão da TV Aratu - No próximo dia 28, o Bahia estreia no certame interestadual contra o atual campeão pernambucano, o Salgueiro, no estádio Cornélio de Barros, em Pernambuco. A partida será realizada a partir das 18h. 

 O Tricolor, por sinal, viverá uma verdadeira maratona de jogos nas próximas horas. Para se ter ideia, num intervalo de nove dias, o time irá fazer cinco jogos. Uma média de quase dois jogos em 24 horas.

  • 03/02/21 Bahia 0 x 1 Fluminense
  • 06/02/21 Bahia 3 x 3 Goiás
  • 13/02/21 Atlético-MG 1 x 1 Bahia
  • 20/02/21 Fortaleza 0 x 4 Bahia
  • 21/02/21 Bahia 1 x 2 Juazeirense
  • 24/02/21 Doce Mel x Bahia
  • 25/02/21 Bahia x Santos
  • 28/02/21 Salgueiro-PE x Bahia

Acompanhe todas as notícias sobre a Copa do Nordeste 2021.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.