Retorno às aulas: Rui fala em escalonar e diz que universidades voltarão primeiro; "avaliando"
Retorno às aulas: Rui fala em escalonar e diz que universidades voltarão primeiro; "avaliando"
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que o retorno das aulas em todo o Estado deverá acontecer primeiro pelo ensino superior. A declaração foi dada nesta segunda-feira (26/10), durante visita às obras do tramo 3, da Linha 1 do metrô de Salvador.
“Estamos avaliando ainda e essa semana devemos tomar alguma posição. Devemos fazer um processo de forma escalonada. Inicialmente, pretendemos liberar para retomar o nível superior e deixar rodar uma ou duas semanas para ver o comportamento e ir gradualmente liberando", frisou o gestor estadual, que se encontrou com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), para tratar do tema na semana passada.
As aulas estão paradas em toda a Bahia desde o final do mês de março, quando foi decretada a pandemia por conta do coronavírus. "Avançamos para esse conceito de liberar por grupo e o primeiro grupo a ser liberado será o do nível superior. O segundo grupo será o de nível médio, e aí contando também os cursos técnicos de nível médio que serão liberados no segundo grupo”, revelou o governador a jornalistas.
Rui destacou, ainda, as aglomerações que têm sido flagradas em toda Bahia e teme que as consequências delas prejudiquem a avaliação do retorno às aulas. “Está ocorrendo no Brasil inteiro e não só na Bahia, dois tipos de aglomerações: As aglomerações das festas clandestinas, dos 'paredões', das festas noturnas, e as aglomerações fruto de caminhadas eleitorais. Nós temos visto muita gente aglomeradas em comícios, caminhadas e mini comícios que tem mil, duas mil pessoas juntas. Então não queremos confundir um eventual repique de contaminação com a ideia de retorno às aulas”, ressaltou.
LEIA MAIS: Governo prorroga decreto de suspensão das aulas na Bahia até o dia 15 de novembro
Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.