Prefeitura reconhece Festa de Iemanjá como Patrimônio Cultural
Prefeitura reconhece Festa de Iemanjá como Patrimônio Cultural
A Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM) irá conhecer a Festa de Iemanjá como Patrimônio Cultural. O ato solene ocorre neste sábado (1/2), a partir das 10h, na Colônia de Pescadores Z1, no bairro Rio Vermelho, em Salvador.
A FGM ficará responsável por emitir um Plano de Salvaguarda, que deverá ser elaborado junto com os pescadores da colônia. O objetivo é a elaboração de conhecimento, fortalecimento e divulgação da festa. O presente do Rio Vermelho, que é feito por um cortejo realizado no meio do mar com várias embarcações que levam presentes e a imagem de Iemanjá, é promovido por pescadores desde o ano de 1920.
“Nosso calendário festivo é único, ele só existe dessa maneira na nossa cidade. Começamos com o Dia do Samba, depois vem a Festa da Conceição, do Bonfim, da Ribeira, de Itapuã e agora do Rio Vermelho, essa última reconhecida em todo mundo. Nada mais justo que registrar essas manifestações como nosso patrimônio cultural. Recebemos a solicitação da OAB, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou, o prefeito assinou e agora temos o registro que é a garantia que a festa de Iemanjá será mantida e aperfeiçoada”, explicou o presidente da FGM, Fernando Guerreiro.
A etapa seguinte ao registro é a elaboração do Plano de Salvaguarda, que se destina a promover ações de apoio para que os saberes e fazeres ligados à manifestação sejam preservados e transmitidos. O plano será elaborado com os pescadores, responsáveis pelo presente de Iemanjá, e tem por objetivo buscar um coletivo deliberativo, com representantes de detentores e produtores, para implementar as ações que devem ser buscadas a curto, médio ou longo prazo.
LEIA MAIS: Governo divulga relação dos criminosos mais procurados do país; lista é atualizada mensalmente
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.