Pesquisadores encontram coronavírus em esgoto e investigam se há possibilidade de transmissão da doença
Pesquisadores encontram coronavírus em esgoto e investigam se há possibilidade de transmissão da doença
Um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) encontrou a presença do coronavírus em águas do esgoto da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo UOL nesta terça-feira (27/4).
Os cientistas disseram que não é possível afirmar que a água das redes de esgoto possa transmitir a doença. A possibilidade mais aceita é de que o vírus causador da Covid-19 seria sensível às condições que se têm no esgoto, podendo se modificar ou apenas morrer a depender do líquido.
Outras pesquisas já haviam mostrado que o coronavírus poderia estar presente em fezes de pacientes, mas ainda não se sabe se o vírus continua com mesmo poder de infecção neste estado.
Segundo a reportagem, o estudo foi feito em Niterói porque a cidade tem saneamento básico considerado adequado, com tratamento de cerca de 90% dos efluentes. De acordo com o último dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, Salvador tem esgotamento sanitário adequado para 92,8% de seus moradores
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.