Mulher decapitada e homem degolado: ataque em basílica na França deixa três mortos
Mulher decapitada e homem degolado: ataque em basílica na França deixa três mortos
Uma mulher foi decapitada, outra esfaqueada até a morte e um homem degolado foi confirmada durante um ataque violento cometido com uma faca, na Basílica de Nice, situada na França, na manhã desta quinta-feira (29/10). O número de feridos não foi divulgado.
O agressor tentou se esconder em um banheiro dentro da igreja após o ataque mas foi baleado e preso pela polícia. A unidade antiterrorista do Ministério Público francês abriu uma investigação sobre o ataque. Segundo o prefeito de Nice, Christian Estrosi, o suspeito repetia a frase "Allahu Akbar", "Deus é grande", em árabe, enquanto era imobilizado e retirado da igreja pela polícia. O homem ainda não foi identificado.
Um padre identificado como Gil Florini contou que as autoridades eclesiásticas foram alertadas há alguns dias sobre o risco de ataques na proximidade da Festa de Todos os Santos, que acontece em 1º de novembro. Nice já havia sido atingida pelo jihadismo em 14 de julho de 2016, quando um tunisiano lançou um caminhão contra a multidão que celebrava o Dia da Bastilha, matando 86 pessoas.
"Tudo deixa supor que houve um atentado terrorista no coração da Basílica de Notre-Dame", disse o prefeito de Nice, que é do partido conservador Os Republicanos, citando também "fascismo islâmico".
A França tem sofrido uma onda de ataques desde a morte de Samuel Paty, professor que mostrou uma charge de Maomé em uma aula sobre liberdade de expressão. Também na manhã desta quinta, um outro homem ameaçou pessoas com uma arma em Montfavet, perto da cidade de Avignon, no sul do país, também aos gritos de "Allahu Akbar". Ele acabou sendo morto pela policia local.
Além disso, a embaixada francesa na Arábia Saudita foi alvo de um ataque a faca contra um guarda, ainda na manhã desta quinta. Um suspeito foi preso. O ministro do Interior, Gérald Darmanin, informou que uma reunião de crise será realizada com a presença do presidente Emmanuel Macron.
LEIA MAIS: PF cumpre 11 mandados na Bahia em operação que apura desvios de recursos públicos federais
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.