Geral

MP pede suspensão de administradora de consórcio suspeita de lesar clientes na Bahia

MP pede suspensão de administradora de consórcio suspeita de lesar clientes na Bahia

Por Da Redação

MP pede suspensão de administradora de consórcio suspeita de lesar clientes na Bahia divulgação

A empresa Jockey Club Consórcio está sendo investigada pelo Ministério Público da Bahia por supostamente divulgar informações enganosas, descumprir prazos contratuais, submeter clientes a cláusulas abusivas e impossibilitar a devolução de valores pagos por produtos não entregues. Nesta segunda-feira (26/10), o MP ajuizou uma denúncia contra o grupo. 


Na ação, a promotora de Justiça Joseane Suzart pediu que a Justiça determine, em decisão liminar, a suspensão das atividades da empresa. A promotora argumentou que a Jockey não tem autorização do Banco Central para realizar intermediação ou administração de consórcios de imóveis, veículos e caminhões, e pede que seja feita a restituição integralmente dos consumidores que firmaram contratos.


Segundo a ação, os clientes eram induzidos a realizar um pagamento de entrada para concessão de crédito suficiente para a aquisição do produto com a promessa de que o valor seria disponibilizado em menos de uma semana. “No entanto, informaram os consumidores que, após transcorrer o prazo oferecido, descobriram ter ingressado em um consórcio, sem previsão para contemplação do crédito”, apontou a promotora.


Ao tentar cancelar o contrato, ainda de acordo com a denúncia, muitos clientes eram surpreendidos com a informação que só poderiam obter restituição de uma parte dos valores pagos e somente após sorteio, o qual não teria prazo para ocorrer.


A promotora constatou, por meio de site de registro de reclamações, mais de 1,2 mil denúncias apresentadas por consumidores entre 14 de setembro de 2017 e 13 de setembro de 2020. Desse total, foram analisadas 200 reclamações, sendo 108 sobre dificuldades no reembolso de montantes; 65 de propaganda enganosa; 16 referentes às dificuldades no contato com a demandada; e 11 relacionadas aos obstáculos para cancelamento de contrato. 


A equipe de reportagem do Aratu On tentou contato com a Jockey Club Consórcio, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.


LEIA MAIS: Governo Federal reconhece calamidade na Bahia e facilita envio de verbas ao Estado


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.