Moradores de Feira se aglomeram e bloqueiam saída de ônibus das garagens
Moradores de Feira se aglomeram e bloqueiam saída de ônibus das garagens
Moradores das localidade de Alecrim Miúdo e do distrito da Matinha se reuniram na manhã desta quinta-feira (7/5) para protestar contra a retirada das linhas de ônibus distritais em Feira de Santana, a 109 km distante de Salvador. Os coletivos foram substituídos por vans.
O bloqueio ocorreu na saída dos ônibus e dos ônibus da empresa Rosa, situada na Rua Pôrto da Vitória, bairro Novo Horizonte, e afetou moradores de outras partes da cidade. Com cartazes nas mãos e máscaras nos rostos, a multidão pedia uma solução.
O grupo alega que, com a retirada dos ônibus, as vans levam passageiros em excesso, contrariando as recomendações de evitar aglomerações, e ainda não cumprem os horários, fazendo com que muitos cheguem atrasados ou nem cheguem aos locais de trabalhos.
A Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT) de Feira de Santana confirmou que 10 linhas as distritais deixaram de ser atendidas pelas concessionárias de transporte público urbano estão sendo operadas por vans e micro-ônibus do Sistema de Transporte Público Alternativo e Complementar (STPAC) deste a terça-feira (5/5). Segundo o órgão, as concessionárias já foram notificadas administrativamente para que estabeleçam o serviço de transporte público nos distritos e localidades de São José, Carro Quebrado, Candeal I e Candeal II, Candeia Grossa, KM 13 e Mantiba.
O impasse entre rodoviários e as empresas de transporte público de Feira de Santana Auto Ônibus São João e Empresa de Ônibus Rosa teve início após um dos dos proprietários das empresas dizer que as duas demitiriam quase 300 pessoas.
Os donos alegaram que a frota de ônibus foi reduzida na cidade e está operando com 50% e por isso não estão faturando o satisfatório para o pagamento da folha e outras despesas. O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) vai mediar ainda nesta quinta-feira (7/5) por meio de uma videoconferência a possibilidade de ajustes, na tentativa de um acordo.
LEIA MAIS: Recém-nascido morre de Covid-19 em hospital particular de Salvador; segundo bebê está infectado
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.