Saúde

Ministro Marcos Pontes anuncia desenvolvimento de vacina pela USP de Ribeirão Preto

A solicitação apresentada na quinta-feira (25) pelo grupo foi para que os pesquisadores envolvidos no desenvolvimento do imunizante possam dar andamento às fases 1 e 2 dos testes clínicos, que envolvem a avaliação em humanos. Em coletiva de imprensa, Marcos Pontes informou que inicialmente serão 360 voluntários.

Por Da Redação

Ministro Marcos Pontes anuncia desenvolvimento de vacina pela USP de Ribeirão PretoMarcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, anunciou, nesta sexta-feira (26/3), que pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, em parceria com as empresas Farmacore Biotecnologia e PDS Biotechnology Corporation, estão desenvolvendo uma vacina 100% brasileira. 


 


Com recursos do governo federal, os pesquisadores entraram com pedido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de realização de testes para o imunizante, batizado de Versamune-CoV-2F. Quem lidera a pesquisa é o professor titular da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, Célio Lopes Silva.


 


A solicitação apresentada na quinta-feira (25) pelo grupo foi para que os pesquisadores envolvidos no desenvolvimento do imunizante possam dar andamento às fases 1 e 2 dos testes clínicos, que envolvem a avaliação em humanos. Em coletiva de imprensa, Marcos Pontes informou que inicialmente serão 360 voluntários.


 


O anúncio foi feito horas depois de o governador de São Paulo, João Doria, anunciar que o Instituto Butantan está desenvolvendo uma nova vacina totalmente nacional, a Butantanvac, e que o órgão entrará com pedido de autorização na Anvisa para os estudos clínicos. 


 


Perguntado por que o anúncio do governo federal foi no mesmo dia do realizado pelo governo de São Paulo, Pontes disse que é uma “coincidência”. “Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Eu estava na expectativa de anunciar. Ia fazer assim que entrassem [com o pedido na Anvisa]. Começaram em fevereiro a apresentar os documentos para a Anvisa. É uma coincidência que ele [governador João Dória] tenha anunciado em São Paulo”, disse o titular do MCTI.


 


Em rápida entrevista, Marcos Pontes destacou que o ministério vem financiando pesquisas desde fevereiro do ano passado, mas que teve dificuldades para obter novos recursos no fim do ano e em fevereiro, mas remanejou recursos da pasta para o projeto coordenado pelo professor da USP de Ribeirão Preto.


 


“Em fevereiro uma dessas vacinas se adiantou bastante com a Anvisa. Busquei no MCTI recursos de outros projetos para apoiar os testes clínicos”, disse.


 


LEIA MAIS: Instituto Butantan cria vacina contra a Covid-19 e pedirá início de testes à Anvisa nesta sexta-feira


 


LEIA MAIS: Brasil registra 3,6 mil novas mortes por Covid-19 e bate novo recorde; total ultrapassa 307 mil


 


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


 


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.