Ligado a Maurício Barbosa, diretor de gestão da SEAP é exonerado do cargo
Ligado a Maurício Barbosa, diretor de gestão da SEAP é exonerado do cargo
O diretor da Superintendência de Gestão Prisional da Secretaria da Administração Penitenciária, Cyro Raimundo de Freitas Neto, foi exonerado do cargo pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT). A assinatura do ato consta no Diário Oficial, no último dia 24 de dezembro.
Cyro é ligado ao ex-secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, afastado no último dia 14 de dezembro e exonerado em seguida por ser investigado na Operação Faroeste. Os dois já apareceram juntos em diversas oportunidades, em fotografias postadas nas redes sociais.
A Secretaria da Segurança Pública e o GSI da SEAP trabalham de forma conjunta. Prova disso é que, em abril de 2019, o Superintendente de Inteligência da SSP, Rogério Magno, realizou uma visita à sede da Coordenação, a convite dos então gestores, o major da PM Marcelo Barreto e Cyro.
A SEAP também possui uma sala no Centro de Operações e Inteligência, da SSP.
INVESTIGAÇÃO
Maurício Barbosa é investigado no âmbito da Operação Faroeste, que apura a existência de suposto esquema de venda de decisões no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) com o envolvimento de desembargadores e outras figuras do direito.
Uma delação da desembargadora Sandra Inês Moraes Ruscolelli Azevedo, assinada em maio, citou duas vezes o seu nome. Barbosa seria "muito amigo" da desembargadora Maria do Socorro, presa, e teria auxiliado na criação do chamado Gabinete de Segurança Institucional - utilizado para "coerção e coação contra quem afrontava os interesses do grupo criminoso".
A delegada chefe do gabinete de Barbosa, Gabriela Macedo, também está sendo investigada por vazar informações sobre operações sigilosas. Por nota, o Governo da Bahia informou que vai cumprir a decisão, que afasta das funções o secretário pelo período de um ano.
*Atualizada às 14h40
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.